Uma produtora de vídeo chamada Assembleia Legislativa do MA
Poder Legislativo de um dos estados mais pobres do país vai gastar R$ 3 milhões para produzir sete vídeos a uma plataforma de streaming local

A Assembleia Legislativa do Maranhão – um dos estados mais pobres do país – pretende gastar aproximadamente 3 milhões de reais com a produção de vídeos para uma plataforma de streaming chamada AlemaPlay.
Conforme apurou este portal, o certame, cujo prazo de contestação irá até semana que vem, abre margens para eventuais direcionamentos de propostas. A Casa é presidida pela deputada estadual Iracema Vale (PSB – foto, ao centro)
Pelo edital de concorrência pública, apenas empresas tipicamente maranhenses com atuação de ao menos um ano no Estado e que “comprovadamente realize atividades artísticas e/ou culturais ligadas ao audiovisual” e cadastradas na Agência Nacional de Cinema (Ancine) e com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) específico para produção audiovisual. No Estado, conforme apurou este portal, poucas empresas se encaixam nessas exigências.
Outra questão que chamou a atenção é que os projetos serão avaliados por uma comissão adotando critérios objetivos como “qualidade”, “originalidade”, “relevância” e “inovação”. Além disso, fontes que acompanham o certamente também criticaram a inclusão de bônus de pontuação para produtoras que conseguiram emplacar obras em plataformas como Netflix e GloboPlay.
Ao todo, serão sete obras contratadas: um filme de 50 minutos e seis séries documentais com episódios de 26 minutos cada. “Isso reforça o compromisso da Alemaplay em proporcionar inovação e excelência no campo audiovisual, fortalecendo sua presença no mercado de streaming e contribuindo para o enriquecimento cultural do estado”, informa o edital.
“Outro objetivo importante [da contratação] é aumentar a audiência do aplicativo AlemaPlay. Ao disponibilizar produções atrativas e relevantes, busca-se conquistar um público mais amplo e engajado, elevando a visibilidade da plataforma”, acrescenta a Casa Legislativa.
A Casa Legislativa do Maranhão já gastou 1,9 milhões de reais com a contratação da empresa Sic – Sistema Integrado de Comunicação Ltda para implementar o sistema de streaming da AlemaPlay. Ou seja, na prática, o AlemaPlay já demandou algo em torno de 5 milhões de reais dos cofres públicos.
Pelo contrato, a empresa ficou responsável por “estudos técnicos e planejamentos, com equipe de especialistas altamente capacitados e intelectualmente proficientes em consultoria estratégica, com ampla experiência na organização de conteúdo incluindo conteúdo digital, desenvolvimento de estratégias inovadoras e implementação de modelos sofisticados de monetização específicos para plataformas de streaming”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Denise Pereira da Silva
14.02.2025 15:52Mais um ato vergonhoso dos indignos parlamentares de um estado paupérrimo. Não estão nem aí para o progresso do próprio estado. Só se importam com eles mesmos.