Um poste para Bolsonaro
O ex-presidente teria admitido a aliados a possibilidade de encabeçar uma chapa em 2026, tendo o filho Eduardo Bolsonaro como vice
Jair Bolsonaro (PL) já admitiu publicamente que poderia utilizar o plano proposto por Ciro Gomes (PDT) para blindar Lula e pedir refúgio a uma embaixada para evitar a prisão. Agora, o ex-presidente estaria avaliando a possibilidade de usar outro plano do petista: escolher seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como vice e utilizá-lo como poste, caso não consiga viabilizar sua candidatura.
Segundo O Globo, Jair Bolsonaro tem sinalizado a aliados a vontade de lançar uma chapa com seu nome como candidato e o do filho como vice.
A estratégia ajudaria o PL a angariar o maior número de votos a Eduardo, se Jair for condenado e preso por tentativa de golpe de Estado.
Leia também em Crusoé: Como o “Xadrez 4D” de Bolsonaro virou pedido de penico
A estratégia do poste
A estratégia analisada por Bolsonaro já foi adotada por Lula (PT), seu principal adversário político.
Em 2018, Lula foi lançado pelo PT como candidato à Presidência enquanto estava preso e, por estar inelegível, foi substituído no último dia do prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda.
Como poste de Lula, Haddad disputou o segundo turno da eleição presidencial contra Bolsonaro, mas foi derrotado.
Eduardo Bolsonaro se oferece como “plano B”
O deputado Eduardo Bolsonaro já se colocou à disposição do PL como “plano B” para 2026.
“O plano A é [Jair] Bolsonaro, posso ser o plano B”, afirmou o parlamentar na CPAC (Conferência de Ação Política Conservadora), na quarta-feira, 4.
Por que Eduardo Bolsonaro?
O nome do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é visto como a melhor opção dentro do PL, já que ele não tem problemas na Justiça.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é acusado de ter promovido rachadinha em seu gabinete quando foi deputado estadual no Rio de Janeiro. A investigação, no entanto, acabou arquivada.
Leia também: Um sucessor para Bolsonaro dentro da família?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)