Três deputados serão alvos de processos no Conselho de Ética por ocupação
Colegiado marcou para terça-feira a abertura de processos disciplinares referentes a representações que pedem a suspensão dos mandatos
O Conselho de Ética da Câmara marcou para esta terça-feira, 7, a abertura dos processos disciplinares contra Marcos Pollon (PL-MS), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC) referentes às representações apresentadas por causa da participação deles na ocupação da Mesa Diretora em agosto.
As representações, de autoria da cúpula da Câmara dos Deputados, pedem as suspensões dos mandatos dos três parlamentares. No caso de Pollon, por 90 dias, por conduta que se estende a declarações difamatórias contra a presidência da Câmara, e por 30 dias, por obstrução à cadeira do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Já no caso de Van Hattem e Zé Trovão, por 30 dias, por terem obstruído a cadeira de Motta.
As denúncias da cúpula da Câmara têm como base o parecer do corregedor Diego Coronel (PSD-BA) proferido em 19 de setembro.
No documento, Coronel ainda sugeriu censura escrita para todos os deputados denunciados por ocuparem a Mesa Diretora: Pollon, Van Hattem, Zé Trovão, Allan Garcês (PP-MA), Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Caroline de Toni (PL-SC), Domingos Sávio (PL-MG), Julia Zanatta (PL-SC), Nikolas Ferreira (PL-MG), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Marco Feliciano (PL-SP), o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), e o líder da oposição, Luciano Zucco (PL-RS).
A ocupação durou de 5 a 6 de agosto. Foi realizada pela oposição em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e para pressionar a Casa a avançar com o projeto de lei da anistia e a PEC do fim do foro privilegiado para parlamentares. A desocupação ocorreu após um acordo ser firmado.
Na terça, após a instauração dos processos contra Pollon, Van Hattem e Zé Trovão, o Conselho de Ética vai sortear nomes para compor as listas tríplices destinadas à escolha dos relatores. A reunião do colegiado está marcada para começar às 13h.
Neste ano, dois deputados deputados federais já tiveram os mandatos suspensos por decisão do Conselho: Gilvan da Federal (PL-ES), por ofensas à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e se envolver em discussão com o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ); e André Janones (Avante-MG), por ofensas a Nikolas Ferreira (PL-MG).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Joaquim Arino Durán
06.10.2025 13:28Só três?