TikTok envia carta ao Itamaraty após crítica de Janja na China
Aplicativo chinês se colocou à disposição para dialogar com governo brasileiro

Após críticas da primeira-dama Janja na China, o TikTok enviou uma carta ao Itamaraty afirmando estar à disposição do governo Lula para dialogar sobre sua atuação no Brasil, segundo o jornal Folha de S.Paulo.
A filial do aplicativo chinês no país enviou um alerta à sede do TikTok, em razão da repercussão sobre as declarações de Janja e de Lula.
O petista defendeu a esposa, que, segundo ele, “não é cidadã de segunda classe”.
“A primeira coisa que eu acho estranho é: como é que essa pergunta chegou à imprensa? Porque estava[m] só meus ministros lá, o [presidente do Senado Davi] Alcolumbre e o Elmar [Nascimento, vice-presidente da Câmara]. Então, alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que teve num jantar, em que era uma coisa muito, mas muito confidencial. E uma coisa muito pessoal”, reclamou Lula.
Leia mais: “Lula defende Janja após constrangimento por TikTok na China”
Críticas de Janja
De acordo com o blog da jornalista Andréia Sadi, no G1, Janja teria pedido a palavra para falar dos efeitos nocivos da rede social TikTok.
Para Janja, o algoritmo favorece o avanço da extrema-direita.
O constrangimento se deu por vários motivos.
Primeiro, ao reclamar de uma empresa privada diretamente ao ditador chinês, Janja insinua que há uma ligação entre o Tik Tok e o Partido Comunista da China.
Foi justamente a suspeita de que a empresa é obrigada a compartilhar informações com o governo comunista que suscitou uma ação no Congresso americano para bloquear a rede social nos Estados Unidos.
Em abril, o presidente Donald Trump deu um prazo de 75 dias para o TikTok se adequar a uma lei recém-aprovada, que obriga o TikTok a vender sua operação no país.
Segundo Andréia Sadi, o ditador chinês teria se saído pela tangente, dizendo que “o Brasil tem legitimidade para regular e até banir, se quiser, a plataforma“.
Além disso, Janja não se deu conta de que estava reclamando do “avanço da extrema-direita” para um ditador comunista, de esquerda.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Sandra
15.05.2025 19:42E quando ela se deu conta de que alguma coisa que ela fala é inadequado?