STF alinhado com o governo Lula?
Levantamento aponta que 99 das 111 ações nas quais a AGU se manifestou durante o governo do petista tiveram decisão alinhada ao que defendia Jorge Messias

Um levantamento publicado pela Folha de S.Paulo nesta terça-feira, 4, aponta que 99 das 111 ações em a Advocacia Geral da União (AGU) se manifestou durante o governo Lula foram decididas em linha com o que defendia o advogado-geral da União, Jorge Messias.
“Sob outra ótica, a taxa de sucesso judicial da AGU nos processos em que ela atuou efetivamente como parte defendendo os interesses da União alcançou 74% em um universo de 5.888 decisões no acumulado do período. Em 2024, a razão foi de 76%. No ano anterior, de 72%”, diz o jornal.
Segundo Messias, “estamos no caminho certo e nos preparamos para obtenção de resultados ainda melhores em 2025”.
Harmonia
Juristas ouvidos pela Folha destacaram a diferença entre a harmonia do STF com o governo Lula e os embates, às vezes públicos, travados durante o governo Jair Bolsonaro.
Segundo eles, em parte, isso se explicaria pelo caráter de Bolsonaro, mas não se pode desconsiderar o fato de que boa parte dos ministros do STF foi indicada por presidentes petistas.
Leia também: A “harmonia” de um STF escalado pelo PT
Durante o governo Bolsonaro houve também a pandemia de Covid, que contribuiu para o enfrentamento entre governo e STF, também pela retórica de Bolsonaro.
Percepção
Álvaro Palma de Jorge, professor de direito constitucional da FGV Direito Rio, disse à Folha que “a percepção de que o Supremo tomou mais decisões [contrárias] ao governo Bolsonaro tem muito mais a ver com o governo Bolsonaro do que propriamente com o Supremo, tem muito mais a ver com o quanto o governo agiu em questões que são constitucionalmente sensíveis ou não”.
Isso é verdade, mas também não se pode ignorar a atuação individual de ministros do STF — que não aparece no balanço da AGU — para dar vitórias pontuais ao governo Lula.
Isso ocorreu na questão da desoneração da folha de pagamento, cuja prorrogação foi aprovada pelo Congresso Nacional contra a vontade do governo Lula e barrada pelo ministro Cristiano Zanin, ex-advogado do petista.
Alinhados
Além disso, o ministro Flávio Dino, que foi ministro da Justiça de Lula, tomou uma medida, por conta própria, para descolar do Orçamento recursos para enfrentar incêndios.
Além disso, Dino seguiu um timing bem adequado às necessidades do governo ao bloquear e desbloquear transferências de emendas parlamentares.
Bolsonaro de fato desafiou as instituições durante seu governo, mas isso não anula o fato de que Lula tem amigos demais no STF.
Leia mais: Dino é casca de bala de Lula no STF?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Angelo Sanchez
04.03.2025 18:38Não estamos numa Democracia, pois, se o Supremo tem viés político e se inclina para o "petismo", e agradece a todo momento os seus padrinhos que o indicaram para o cargo vitalício, no caso o PT do presidente "descondenado", votando a favor de suas exigências, a balança da Democracia se desiquilibra e acaba desmoronando, já estamos vivendo uma governabilidade da "mão de ferro" de Ministros ditatoriais.
Paulo Pinto
04.03.2025 11:27Alinhamento perfeito. Inclusive na perda de apoio popular.
Annie
04.03.2025 09:24Tantos anos do PT no poder só poderia acontecer isso.
Claudemir Silvestre
04.03.2025 09:20Ja esta claro para qualquer pessoa minimamente informada, que SIM, o STF está totalmente aparelhado prlo governo CORRUPTO e IMORAL de LULA !!
VITOR CARLOS MARCATI
04.03.2025 08:37Que novidade né?
Amaury G Feitosa
04.03.2025 08:34Como previsto pelo multi criminoso Zé Dirceu os comunazistas tomariam o poder e isto foi feito através do STF que de equilíbrio do Estado se tornou o algoz da nação a quem massacra, humilha e contra quem comete os mais hediondos crimes, mas nenhuma DITADURA como nenhum DITADOR é para sempre e esta gente estúpida e criminosa deveria lembrar como terminaram Hitler, Mussolini, Stálin, Kaddafi e Sadam Hussein e num belo dia seremos vingados, saibamos esperar pois será fatal.
Clayton De Souza pontes
04.03.2025 08:10O STF está bem aparelhado pelo Lula, que teve vitórias expressivas na Lava Jato e para o branqueamento da própria ficha criminal, acabando com o combate à corrupção no país. A Transparência Internacional registrou bem essa situação