Serra questiona Guedes se vale trocar a OMC pela OCDE
José Serra perguntou a Paulo Guedes se vale trocar o tratamento diferenciado do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) por uma cadeira na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), negociada por Jair Bolsonaro com Donald Trump...
José Serra perguntou a Paulo Guedes se vale trocar o tratamento diferenciado do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) por uma cadeira na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), negociada por Jair Bolsonaro com Donald Trump.
“É um equívoco, não vale a pena. É bom para a imagem, mas sem concessão de espécie alguma. Na OCDE não se ganha vantagem do ponto de vista de acordos comerciais”, disse o senador.
“Vai atrair mais investimentos? O Brasil já atrai, o México está na OCDE há muito tempo e o Brasil atrai muito mais investimentos que o México. Já temos acordos com a OCDE em mais ou menos 80% dos dispositivos que eles preveem. Só a um presidente americano poderia caber essa ideia estapafúrdia de tirar o Brasil da OMC para poder entrar na OCDE, com a arrogância que é inerente aos governos americanos quando tratam de países latino-americanos”, argumentou.
Paulo Guedes respondeu que o Brasil usa pouco os benefícios do tratamento de país em desenvolvimento da OMC e que a OCDE é vantajosa para a “autodisciplina” do Brasil.
“É o ingresso na primeira divisão. Uma forma de disciplinar os impostos, tem mutas vantagens”, respondeu o ministro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)