Senado aprova três indicados de Lula ao BC
Com a aprovação, o petista terá indicado sete dos nove integrantes do Comitê de Política Monetária da autarquia federal
O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 10, por 50 votos favoráveis e 3 contrários a indicação de Nilton José Schneider David para o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), no lugar de Gabriel Galípolo, que assumirá a presidência da autarquia monetária em janeiro de 2025.
Os senadores aprovaram os nomes de Izabela Moreira Correa, que ficará responsável pela Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, e de Gilneu Francisco Atolfi Vivan, que dirigirá o setor de Regulação do BC.
Os três nomes foram indicados pelo presidente Lula (PT), que agora conta com sete indicações dos nove integrantes do Comitê de Política Monetária (Copom), órgão que define a taxa básica de juros da economia.
Sistema de metas
O sistema de metas de inflação no Brasil impõe ao BC a responsabilidade de ajustá-la dentro dos parâmetros estabelecidos, utilizando, principalmente, a taxa Selic como ferramenta.
Curiosamente, a aprovação dos novos diretores ocorreu no mesmo dia em que o Copom está reunido para decidir o novo patamar da taxa básica de juros.
As mudanças reforçarão o alinhamento da diretoria com a atual gestão, que busca, por meio de relação belicosa com o Congresso, imprimir sua marca na política monetária do país.
O perfil dos novos diretores
Izabela Moreira Correa é servidora de carreira do Banco Central desde 2006. Atualmente, ela é Secretária da Integridade Pública na Controladoria-Geral da União (CGU).
Gilneu Francisco Astolfi Vivan tem quase 30 anos de BC e chefia o Departamento de Regualação do Sistema Financeiro.
Já Nilton José Schneider David, que substituirá Galípolo, é chefe de Operações da Tesouraria do banco Bradesco. Dos três, ele é o único que não tem experiência na autarquia federal.
Leia mais: “Queremos tirar o BC da cena política”, diz Campos Neto“
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)