Rubio já telefonou para Mauro Vieira, diz Lula
Chamada para discutir o tarifaço ocorreu na quarta-feira, 8
O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira, 9, que o secretário de Estado americano, Marco Rubio, telefonou para o ministro brasileiro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, na véspera, 8, conforme combinado na videochamada realizada entre ele e Donald Trump.
“Agora começa um outro momento. Ainda ontem a pessoa que ele indicou, que é o secretário de Estado, Marco Rubio, ligou para o meu ministro Mauro Vieira. Talvez comece a ter conversa a partir de agora e vamos ver se a gente consegue se acertar”, afirmou o petista em entrevista à Rádio Piatã FM, de Salvador.
“O Brasil não quer briga com os Estados Unidos. O Brasil não quer briga com o Uruguai, o Brasil não quer briga com a Bolívia. O Brasil quer paz e amor, o Brasil quer crescer, o Brasil quer se desenvolver. Nós não temos contencioso com nenhum país do mundo e não queremos ter. E os Estados Unidos… é uma aliança de 201 anos. É uma coisa muito forte, né? Então nós queremos manter uma relação boa, civilizada, democrática, respeitosa, sem abrir mão do nosso conceito de democracia e da nossa soberania”, continuou.
Leia também: Maioria acredita que Lula e Trump “vão se dar bem”
A ligação de Trump para Lula
Sobre a videochamada com Donald Trump, Lula afirmou que o presidente americano o tratou “da forma mais gentil que um ser humano pode lidar com outro”.
“E confesso que eu fiquei surpreso com o resultado da conversa, porque era uma coisa que parecia que não iria acontecer, parecia impossível. Nós nos encontramos rapidamente no salão de espera lá na ONU e tivemos uma conversa de 30 segundos, quem sabe um pouco mais, um pouco menos. E ele disse que pitou um clima.
O dado concreto é que ele me telefonou e, no telefonema, havia uma expectativa de que ia ter muita discussão. Ele me ligou da forma mais gentil que um ser humano pode lidar com outro. Eu tratando de forma civilizada e ele me tratando de forma civilizada.
Ele não sabia, mas eu estava completando 80 anos no dia que ele me telefonou. Então eu disse para ele: ‘Ô presidente, nós vamos nos tratar sem liturgia. Você me chama de você, eu chamo você de você. Afinal de contas, eu estou completando 80 anos hoje e você vai fazer 80 anos dia 14 de junho. Então nós somos dois senhores de 80 anos, presidimos as duas maiores democracias do ocidente e nós precisamos passar para o resto do mundo cordialidade, harmonia e não discórdia e briga. Então, foi uma coisa extraordinária. Eu falei com ele aquilo que eu deveria falar, que era preciso retirar taxação dos produtos brasileiros, que ele tinha sido mal-informado.”
Leia também: Pesquisa aponta saldo para Lula do encontro com Trump na ONU
https://x.com/o_antagonista/status/1976260580349460514
Seguir no google
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
José
09.10.2025 11:17Só sei porrque faço no mesmo dia
José
09.10.2025 11:16Estranho. Nao bate. A data de aniversário do Lula é 27 de outubro.