Revista científica despublica 34 artigos de brasileiro
Os 47 artigos investigados têm em comum o autor correspondente Guilherme Malafaia, do Instituto Federal Goiano, localizado em Urutaí
A editora científica Elsevier tomou a decisão de retratar pelo menos 34 artigos científicos publicados na revista Stoten (Science of the Total Environment), com outros 13 ainda sob análise.
A medida foi motivada pela descoberta de informações fictícias nos trabalhos, conforme reportado pela plataforma Retraction Database.
Durante o processo de submissão dos artigos, os autores indicaram revisores para a avaliação dos manuscritos. No entanto, constatou-se que as informações fornecidas, incluindo endereços de email, eram falsas.
A editora Elsevier destacou que sua equipe de integridade identificou emails fictícios entre os revisores sugeridos e optou por retratar os artigos como medida corretiva a fim de zelar pelas práticas editoriais e éticas na publicação científica, destacando a importância de processos rigorosos para garantir a credibilidade da produção acadêmica global.
A empresa reiterou seu compromisso com elevados padrões de rigor e ética para preservar a integridade das pesquisas publicadas.
Guilherme Malafaia
Os 47 artigos investigados têm em comum o autor correspondente Guilherme Malafaia, do Instituto Federal Goiano, localizado em Urutaí.
Malafaia refuta as acusações e afirma que não teve a oportunidade de se defender adequadamente. Em julho, ele foi contatado por um representante da equipe de ética da Elsevier para esclarecer a origem dos emails dos revisores sugeridos, sendo-lhe dado um prazo de 14 dias para resposta.
Malafaia alegou ter encontrado os endereços suspeitos em uma base científica chinesa pública chamada CNKI. No entanto, ele relatou dificuldades para acessar novamente essa fonte devido a uma invasão em sua conta, impossibilitando a comprovação das informações.
Pesquisas ambientais
O periódico Stoten, especializado em pesquisas ambientais e suas interações com a sociedade, enfrenta questionamentos sobre a qualidade do conteúdo publicado, levando à suspensão temporária de sua avaliação pela plataforma Web of Science.
Damiá Barceló, editor envolvido na publicação dos artigos retratados e coautor em várias pesquisas com Malafaia, também está sob investigação por supostamente manipular afiliações institucionais em troca de benefícios financeiros.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)