PSD racha em disputa pelo Tribunal de Contas da União
Os deputados do Rio de Janeiro Pedro Paulo e Hugo Leal dividem a atenção de colegas que estão de olho na próxima indicação para a Corte
A vaga que será aberta no Tribunal de Contas da União (TCU) no ano que vem abriu um princípio de disputa na bancada do PSD da Câmara. O deputado federal Hugo Leal (RJ) indicou a interlocutores que pretende contar com o apoio da bancada para concorrer ao posto.
O problema é que a investida, conforme apurou O Antagonista, gerou mal-estar com uma ala do partido que pretende lançar o deputado Pedro Paulo (RJ) para o posto. Pedro Paulo é relator da reforma administrativa que está em tramitação na Câmara.
Segundo o que apurou este portal, esse racha ultrapassou os limites de Brasília. De um lado, Hugo conta com o apoio do governador do RJ, Cláudio Castro (PL), e, de outro, Pedro Paulo contaria com o respaldo do prefeito Eduardo Paes (RJ), candidato ao governo do Estado.
A movimentação de Hugo surpreendeu a outros partidos que esperam fazer uma composição em torno da vaga, como é o caso do União Brasil e o PL.
A última vaga da Câmara foi destinada a Jhonatan de Jesus
A indicação do então deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para vaga de ministro do Tribunal de Contas da União foi a mais recente destinada à Câmara. Quando seu nome passou pelo Senado, o parlamentar obteve 72 dos 75 votos dos senadores presentes.
Ele foi indicado para a vaga da ex-ministra Ana Arraes, que se aposentou em julho do ano passado.
A candidatura do parlamentar de Roraima teve apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que atuou como uma espécie de cabo eleitoral do deputado.
O Palácio do Planalto também apoiou o nome de Jhonatan, como forma de garantir a adesão ao governo de integrantes da bancada evangélica e do Republicanos.
Durante o período em que fez campanha para a vaga, o parlamentar afirmou que o “TCU não existe para punir: seu papel é auxiliar o parlamento brasileiro, é fiscalizar, orientar acima de tudo.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)