PF prepara transferência de chefão do PCC
Tuta, considerado o sucessor de Marcola, foi preso em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia

A Polícia Federal informou neste sábado, 17, que já tem aeronaves prontas para buscar Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, preso em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Considerado o sucessor de Marcola e novo líder máximo do PCC, ele estava foragido há cinco anos.
A prisão ocorreu após Tuta tentar renovar sua cédula de identidade de estrangeiro com documentos falsos. Durante a tentativa, em um centro comercial, apresentou-se como Maycon Gonçalves da Silva, nascido em 1971. Um alerta no sistema internacional revelou sua identidade, o que levou à ação conjunta da Fuerza Especial de Lucha contra el Crimen e da Polícia Federal brasileira.
O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, disse que equipes estão prontas em Brasília e aguardam a decisão do governo boliviano para efetuar a transferência.
“Se for o caso de expulsão, faremos a remoção imediatamente”, afirmou.
A Bolívia agora avalia duas possibilidades: expulsá-lo como estrangeiro ilegal, o que agilizaria o retorno ao Brasil, ou autorizar a extradição formal solicitada pelo governo brasileiro, processo mais demorado. Uma audiência com autoridades judiciais bolivianas está prevista para domingo.
Quem é Tuta?
Tuta é apontado como um dos principais articuladores do PCC fora dos presídios, com forte atuação em esquemas internacionais de lavagem de dinheiro. Em 2023, foi condenado a mais de 12 anos de prisão por associação criminosa e lavagem. Ele também constava na lista da Interpol com alerta de Difusão Vermelha.
Segundo o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público de São Paulo, Tuta assumiu papel de liderança após Marcola ser transferido ao sistema penitenciário federal, em 2019.
Ele integrava a “sintonia final de rua”, a instância mais alta da facção entre membros em liberdade, e foi um dos principais alvos da Operação Sharks, em 2020.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Amaury G Feitosa
18.05.2025 11:04Que não seja para BSB onde tem muita chance de virar ministro ...
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
17.05.2025 21:36Aguardando um habeas-corpus que será dado por algum ministro do STF e ele desaparecer na sequência. Conforme já ocorreu.
Fabio B
17.05.2025 20:02Por isso que precisamos de nova constituição, para ser possível prender e neutralizar bandido. Vai se recuperar no inferno, desgraçado!
Fabio B
17.05.2025 20:00Num país sério, um sujeito desses já teria sido executado. Ou então estaria preso de verdade, igual ocorre com os faccionados lá em El Salvador. Quanto que um ser maldito desses custa ainda pro pagador de imposta, mesmo preso? E pior, continua dando ordem da cadeia, cheio de mordomia.