Os dois fatores que podem complicar a indicação de Messias ao STF
Sanção do governo dos EUA e intensificação do apelo da militância petista no final de semana são vistos como entraves para chefe da AGU
Apesar de ser apontado como favorito na disputa pela vaga deixada pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso, o chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, tem dois fatores que pesam contra ele e que podem, na visão de uma ala do Palácio do Planalto, complicar uma eventual indicação.
O primeiro é de caráter externo. Por influência do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Paulo Figueiredo, Messias foi um dos integrantes do Poder Executivo alvo de sanções por parte do governo dos Estados Unidos. Alguns integrantes do Palácio do Planalto passaram a avaliar que, caso Lula indique Messias para o Supremo, o gesto pode ser interpretado pelo secretário de Estado do governo Donald Trump, Marco Rubio, como uma provocação justamente no momento em que o Itamaraty conseguiu um canal de diálogo com o governo norte-americano.
O outro é de caráter doméstico. Ao longo do final de semana, a militância petista passou a pressionar o presidente da República nas redes sociais por uma indicação de uma mulher para a vaga: assim, ganhou força a escolha da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Daniela Teixeira.
Daniela é ex-integrante do grupo Prerrogativas e amiga da primeira-dama, Janja. O Prerrogativas tem atuado nos bastidores para tentar, dessa vez, emplacar um nome ligado ao grupo a uma vaga do Supremo Tribunal Federal (STF).
A vaga de Barroso é vista como de extrema importância, principalmente pelo fato de que o novo ministro vai herdar vários processos da operação Lava Jato que estavam nas mãos do ministro Edson Fachin, que assumiu a presidência do STF. Esses processos seriam redistribuídos para Barroso. Agora, o estoque processual ficará nas mãos do futuro integrante do STF.
Lula também indicou a pessoas próximas que pretende indicar o nome do futuro ministro ainda nesta semana justamente para não alimentar especulações ou uma disputa nos bastidores pela vaga.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Fabio B
13.10.2025 14:57Quando a gente vê as opções, se dá conta que nem o Barroso no alto do seu iluminismo pedante era tão ruim assim.
Rosa
13.10.2025 13:57Marcos: ótimo.
MARCOS
13.10.2025 10:39A CANDIDATURA DO "BESSIAS" SUBIU NO TELHADO.