“Olho para a destruição em Gaza e imagino o Brasil pós-Bolsonaro”, diz Lula
Segundo petista, encontrou o Brasil "semidestruído"; ele ainda admitiu ter dificuldade para governar com minoria no Congresso

O presidente Lula (PT) disse em entrevista ao rapper Mano Brown, publicada nesta quinta-feira, 19, que se lembra do Brasil pós-governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quando observa a destruição na Faixa de Gaza, palco do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas desde outubro de 2023.
“Depois nós chegamos, há quatro anos, a ter um presidente que negava a democracia, como está negando agora na Hungria, como está negando nos Estados Unidos, como está negando na Argentina. E nós precisamos reconstruir isso. Ou seja, nós, quando chegamos aqui, pegamos um país semidestruído. Eu, de vez em quando, olho para a destruição na Faixa de Gaza e fico imaginando o Brasil que nós encontramos“, afirmou o petista.
“Aqui a gente não tinha mais Ministério do Trabalho, Ministério da Igualdade Racial, Ministério dos Direitos Humanos, Ministério da Cultura. Tinha sido uma destruição proposital. Ou seja, o presidente não gostava de nenhum ministério que pudesse ser uma alavanca de organização da sociedade“, acrescentou.
Dificuldade para governar
Em outro momento da entrevista, Lula disse ter dificuldade para governar com o PT tendo apenas cerca de 70 deputados federais e nove senadores.
“É importante lembrar que eu fui eleito presidente da República e eu elegi 70 deputados do meu partido. O Congresso Nacional tem 513 deputados. É só analisar para saber que eu preciso fazer composições políticas para poder governar o país, senão eu não consigo governar o país. Eu preciso aprovar as coisas no Congresso. Eu tenho 70 deputados de 513 e nove senadores de 81. Então, você percebe que a dificuldade é imensa“, falou o chefe do Executivo.
“O que fizemos? Fizemos uma composição política necessária para permitir que a gente começasse a governar este país”.
Regulação das redes
Lula voltou também a defender uma regulamentação das redes sociais no Brasil. “A regulamentação depende do Congresso Nacional e depende também da Suprema Corte. Eu acho que hoje está mais factível ser aprovada pela Suprema Corte uma decisão do que pelo Congresso. Porque muitas vezes as empresas têm mais pressão em cima dos deputados do que na Suprema Corte. Então, eu acho que se a gente não regular o comportamento das redes sociais, sobretudo depois da inteligência artificial, estamos totalmente vulneráveis“, falou o petista.
A entrevista ao podcast Mano a Mano foi publicada no Spotify e tem mais de duas horas de duração. Mano Brown é apoiador de Lula.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
24.06.2025 09:50E o desgoverno Dilma(nta)? Sumiu a da sua memória? Você já deixou uma bomba com o pavio aceso para a "estocadora de vento" que não tinha o mínimo equilíbrio, nem para administrar, nem para fazer política. O injustiçado Temer, com Henrique Meirelles na Fazenda, melhorou muito o quadro geral, e Bolsonaro, apesar de muitas "bobagens pseudopatrióticas" e uma pandemia, com Paulo Guedes deixou bem melhor que sua pupila. É um pilantra, sempre apostando na ignorância e na falta de memória do brasileiro.
eduardo henrique da silva mattos
20.06.2025 00:16Simplesmente ridículo
F-35- Hellfire
19.06.2025 21:55E a ponte sobre o Tocantins que desabou matando dezesete pessoas, Lula? Foi durante o seu desgoverno de 2024, como você é um péssimo administrador público, em vez de cobrar eficiência, cuidados, providências, você só fica dentro do Boeing viajando sob qualquer pretexto para cima e para baixo. Você criou 39 ministérios, a maioria é só para trambiques, cabides de emprego e pior, para roubar como no caso dos Correios e do INSS. Lula, você é muito ignorante e muito incompetemnte e gasta muito dinheiro provocando inflação. Depois reclama que o Banco Central aumentou a Selic p/ 15%. Fora Lula, impeachment já!
MARCOS
19.06.2025 19:24A NOSSA SORTE É QUE O EX-PRESIDIÁRIO NÃO VAI GANHAR A ELEIÇÃO NEM PRA SÍNDICO DE PRÉDIO.
Sandra
19.06.2025 16:21A preocupação é regular o comportamento nas redes sociais, não querem que o povo se comunique e fale verdades sobre todos os políticos
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
19.06.2025 16:08O senhor é um fanfarrão, xerife.(Capitão Nascimento)
Marian
19.06.2025 15:46É constrangedor, mas talvez necessário que o país veja bem esse retrato triste e possa reagir antes todos percam. Somos uma nação vulnerável e é até perigoso o rumo que as coisas estão seguindo.
Magdalena Buzolin
19.06.2025 14:02Desanimador este caos na politica….dois polos completamente sem compromisso com a população. Nem Lula, nem Bolsonaro, nem Janja, nem Micheque nem filhos de bolsonaro. A que ponto chegamos de ter só estas sobras pra votar.
Claudemir Silvestre
19.06.2025 13:05Cretino e Imoral esse LULA !! Como esta a o Brasil quando Dilma deixou o governo em 2016 ??!! O Brasil estava QUEBRADO !! Petrobras FALIDA !! Bando de ladrões mentirosos !!!
Manoel Morales do Nascimento
19.06.2025 12:30Lula roubou o PT do PT. Ele pensou em reeleição e não em eleição para seu partido. É isso que dá querer ser o mandão e se achar o cara. E o que é pior.... Agora vem Janja pra presidente pra competir com Michele Bolsonaro. Esse país vaibpro brejo mesmo!