“O que fazemos de bom recai em um silêncio indiferente”, diz Barroso
Presidente do STF disse que os integrantes do Poder Judiciário são "tratados com furiosa obsessão negativa" quando ocorre algum "acidente"

Em evento de abertura do Ano Judiciário no Tribunal de Justiça de São Paulo, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que as ações positivas do Judiciário são tratadas com “um silêncio indiferente”, ao contrário de quando ocorre “algum acidente”.
“O que fazemos de bom recai em um silêncio indiferente. Quando acontece algum acidente, somos tratados com furiosa obsessão negativa. E, ainda assim, continuamos a achar que a democracia e a liberdade de expressão são imprescindíveis para a vida boa, e nós estamos aqui para garantir uma e outra”, disse o ministro.
Segundo Barroso, o Poder Judiciário não é responsável pelos problemas fiscais no Brasil, ao comentar sobre os salários dos integrantes das cortes federais e estaduais.
“Nós somos contra os abusos, mas é uma injustiça imaginar que o Judiciário seja responsável pelos problemas fiscais no Brasil. Isso não ocorre”.
“A minha posição pessoal no Conselho Nacional de Justiça [CNJ] é que nada que não esteja em conformidade com a legislação deve ser admitido. Dito isso, a participação do Judiciário no orçamento da União e no PIB, comparada com dez anos atrás, tem decrescido. E, portanto, esse é um registro importante”, disse.
Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), porém, mostram que o custo do Judiciário cresceu 9% em 2023, ano-base do relatório Justiça em Números 2024.
O gasto do Poder chefiado por Barroso subiu de 121,77 bilhões de reais para 132,75 bilhões de reais.
O avanço foi superior à inflação acumulada daquele ano, registrada em 4,62%.
Gravatas personalizadas
O próprio Barroso anunciou nesta quinta-feira, 6, uma linha de gravatas e lenços que serão distribuídos por integrantes do STF a visitantes.
Como mostramos, a Corte gastou 38,4 mil reais com a confecção de 100 gravatas personalizadas.
A Crusoé apurou que o fornecedor das gravadas é a Aragem Rio Comércio e Design de Estamparia. Como o processo tem um valor relativamente baixo, não houve necessidade de realização de processo licitatório.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Denise Pereira da Silva
07.02.2025 22:45Barroso deve estar na brisa. Ultimamente, as declarações dele são só puro devaneio.
Claudemir Silvestre
07.02.2025 20:51Coisas positivas que o STF fez ao país nos últimos anos: Cancelou a Lava-Jato e soltou LULA da Prisão, Cancelou o Marco Temporal das terras indígenas, perseguição de adversários politicos do PT, censura nas Redes Sociais, perseguição às pessoas que invadiram as sedes dos Três Poderes !!! NADA DE BOM para o Brasil !!!
Marian
07.02.2025 20:30Precisamos dizer algo? gravatas, lenços....troca de presentes... bastaria um obrigado e um aperto de mãos.