O Brasil ainda não conhece os presidenciáveis da direita
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por exemplo, é desconhecido por 45% dos entrevistados pela Quaest
![O Brasil ainda não conhece os presidenciáveis da direita](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2024/12/lula-mobilidade-sp_mcamgo_abr_29112024-10.webp)
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 12, indica que o eleitor brasileiro não conhece os possíveis presidenciáveis da direita em 2026, confirmando outros levantamentos que mostram um nível de conhecimento baixo.
Apontado como um dos favoritos a substituir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como candidato da direita, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é conhecido por 55% do eleitorado e desconhecido por 45%.
Os governadores Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, são desconhecidos por 49%, 61% e 59%, respectivamente.
Michelle Bolsonaro (PL) e Pablo Marçal são, por sua vez, os nomes testados da direita mais conhecidos pelo eleitorado. Apenas 21% dos entrevistados não conhecem a primeira dama, enquanto 32% disseram não conhecer o empresário e influenciador digital que foi candidato a prefeito de São Paulo em outubro.
Potencial de voto da direita
Além do grau de conhecimento, a Quaest mediu também o potencial de voto de cada um desses potenciais candidatos da direita.
Considerando apenas os eleitores que conhecem e votariam em cada candidato, Michelle Bolsonaro está à frente com 28%, seguida por Marçal, com 25%; Tarcísio, 22%; Ratinho Júnior, 19%; Zema e Caiado, 14% cada.
Leia mais: Maioria acha que Lula não deveria se candidatar à reeleição
O substituto de Bolsonaro
Com Bolsonaro inelegível até 2030, Michelle é apontada como a candidata mais forte contra Lula por 21% dos entrevistados, seguida por Pablo Marçal, 18%, e Tarcísio, 17%.
A Quaest ouviu 8.598 pessoas entre 4 e 9 de dezembro. O nível de confiabilidade do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.
O desafio de Caiado
De todos esses governadores, Caiado é o único que já se apresentou como pretendente à vaga de presidente da República que será aberta em 2026.
Contudo, a Justiça Eleitoral de Goiás tornou o governador inelegível por oito anos por abuso de poder político durante a eleição municipal de 2024.
Como a decisão é de primeira instância, cabe recurso.
Leia também: Só vai sobrar Lula como elegível?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)