“Não se espera tamanho descaso com a legislação eleitoral”
Juíza que condenou Ronaldo caiado a 8 anos de inelegibilidade criticou o chefe de Poder Executivo por negligência com a lei eleitoral
Na decisão em que condenou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), por abuso de poder político, a juíza Maria Umbelina Zorzetti, da 1ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), criticou a postura do chefe do Poder Executivo ao utilizar o Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano, para realizar eventos de campanha para Sandro Mabel (União Brasil), prefeito eleito de Goiânia.
A juíza condenou Caiado a 8 anos de inelegibilidade, mais o pagamento de multa de 60 mil reais.
Segundo a denúncia, foram realizados dois eventos para obter votos a Mabel: um no dia 7 de outubro e outro dois dias depois, em 9 de outubro. “Na avaliação do aspecto qualitativo não há como negar a reprovabilidade da conduta do investigado Ronaldo Caiado ao realizar eventos dentro do Palácio das Esmeraldas para buscar apoio ao seu candidato nas Eleições de 2024”, disse a juíza.
“Não se espera de um político da sua envergadura tamanho descaso com a legislação eleitoral, inclusive, porque está assessorado de advogados com larga experiência em matéria eleitoral”, acrescentou a magistrada.
“Restou demonstrado que o investigado usou de seu poder de Governador do Estado e em franco desvio de finalidade organizou os eventos eleitoreiros, convocou seus convidados, subiu na tribuna e fez campanha eleitoral dentro de um prédio que pertence ao Estado de Goiás. Não bastasse a conduta reprovada, usou de dinheiro público para fazer face às despesas de realização dos eventos eleitoreiros”, declarou Maria Umbelina Zorzetti.
O caso ainda será alvo de recursos no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como mostramos mais cedo, os advogados de Caiado já preparam o recurso e devem apresentá-lo nos próximos dias.
O governador falará à imprensa na tarde desta quarta-feira, a partir das 15h.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)