Não há luz no final do túnel
Hoje, foi inaugurado o túnel ferroviário de São Gotardo, construído pela Suíça para ligar o Norte e o Sul da Europa. Com 57 quilômetros de extensão, o túnel atravessa montanhas alpinas de até 2.300 metros de altura. Custo total desse prodígio da engenharia: 11 bilhões de euros, o equivalente a 44 bilhões de reais...
Hoje, foi inaugurado o túnel ferroviário de São Gotardo, construído pela Suíça para ligar o Norte e o Sul da Europa. Com 57 quilômetros de extensão, o túnel atravessa montanhas alpinas de até 2.300 metros de altura. Custo total desse prodígio da engenharia: 11 bilhões de euros, o equivalente a 44 bilhões de reais. Cada quilômetro custou, portanto, 772 milhões de reais.
A Linha Amarela do metrô paulistano, se um dia ficar pronta, terá 12,8 quilômetros de extensão. Custo total dessa banalidade da engenharia: 5,6 bilhões de reais. Cada quilômetro custará, portanto, 437 milhões de reais. Mas esse preço deve aumentar.
Em Xangai, o maior metrô do mundoteve um custo de 112 a 125 milhōes de dólares por quilômetro.
Não há luz no final do túnel chamado Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)