Moraes autoriza visita de Ciro Nogueira a Bolsonaro
Líder da minoria do Senado poderá visitar o ex-presidente na quinta-feira; outras 6 pessoas estão autorizadas a visitar o político
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu nesta terça-feira, 7, a autorização de visita do senador Ciro Nogueira (PP-PI), de um grupo de orações e de outras seis pessoas, incluindo o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro cumpre prisão domiciliar em Brasília desde o dia 4 de agosto.
“Todas as visitas devem observar as determinações legais e judiciais anteriormente fixadas, bem como, nos termos da decisão de 30/8/2025, serão realizadas vistorias nos habitáculos e porta-malas de todos os veículos que saírem da residência do réu”, ressalta Moraes na decisão.
Ciro Nogueira, que é líder da minoria no Senado, poderá visitar Bolsonaro na quinta-feira, 9, o horário de 9h às 18h. O parlamentar havia pedido a Moraes autorização para visitar o ex-presidente na quarta, 8, ou quinta.
“O Senador Ciro Nogueira exerceu o cargo de Ministro-Chefe da Casa Civil no governo do ex-presidente da República Sr. Jair Messias Bolsonaro, bem como são amigos pessoais de longa data“, argumentaram os advogados do congressista, na manifestação enviada ao STF.
Pela decisão de Moraes publicada hoje, estão autorizados a visitar Bolsonaro também os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Márcio Bittar (PL-AC) e o líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ).
As críticas de Caiado a Nogueira
Em entrevista ao jornal O Globo publicada no domingo, o parlamentar afirmou que apenas dois nomes seriam viáveis para a eleição presidencial sem Bolsonaro na disputa: os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
O senador disse ainda que o ex-presidente já teria decidido seu apoio e que o anúncio deve ocorrer em janeiro.
“Eles têm metade da rejeição do Bolsonaro e quase 40% de desconhecimento, o que é potencial de crescimento. Mas só têm viabilidade com o apoio de Bolsonaro”, pontuou.
Ainda de acordo com o senador, não há espaço para que Tarcísio recuse uma candidatura ao Planalto, caso seja convocado pelo ex-presidente.
“Não beira o impossível. É impossível ele não ser candidato se tiver o apoio do presidente Bolsonaro. Ele queria ser candidato ao Senado em Goiás, tinha apoio do Ronaldo Caiado, mas o Bolsonaro disse: ‘Você vai para São Paulo, vai ser governador e ganhar a eleição’. Ele obedeceu e venceu. Não tenho dúvida de que, se tiver o chamamento do Bolsonaro para a Presidência, ele não vai virar as costas”, disse Nogueira.
Em publicação no X, Caiado classificou como “vergonhosa” o que chamou de tentativa do ex-ministro de se apresentar como “porta-voz” do ex-presidente e de antecipar apoio ao governador de São Paulo.
Nas palavras de Caiado, “a ansiedade de Ciro Nogueira em se colocar como candidato a vice-presidente do governador Tarcísio é vergonhosa, e algo tão gritante que ele já se coloca como porta-voz do presidente Bolsonaro, o que ele não é”.
Confira o cronograma de visitas a Bolsonaro:
- GRUPO DE ORAÇÕES;
- Senador CIRO NOGUEIRA LIMA FILHO, no dia 9/10/2025, no horário de 9h às 18h;
- MARCUS ANTONIO MACHADO IBIAPINA, assessor do Presidente do Partido Liberal (PL), no dia 10/10/2025, no horário de 9h às 18h;
- BRUNO SCHEID, Vice-Presidente do PL Estadual, no dia 13/10/2025, no horário de 9h às 18h;
- Senador MARCOS PONTES, no dia 14/10/2025, no horário de 9h às 18h;
- Senador MÁRCIO BITTAR, no dia 16/10/2025, no horário de 9h às 18h;
- Deputado Federal SÓSTENES CAVALCANTE, no dia 17/10/2025, no horário de 9h às 18h; e
- VALDEMAR COSTA NETO, Presidente do Partido Liberal (PL), no dia 20/10/2025, no horário de 9h às 18h.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)