Mauro Vieira pede R$ 352 milhões para fechar contas do Itamaraty
Ministro alerta para risco de despejo em embaixadas e menciona apoio logístico a viagens internacionais de Lula
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira (foto), solicitou um crédito extra de R$ 352 milhões para evitar a paralisação das atividades do Itamaraty nos dois últimos meses do ano, diz a Folha. O pedido foi enviado em ofício, em 9 de outubro, aos ministros Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento) e Fernando Haddad (Fazenda).
No documento, Vieira alerta para a “urgente necessidade de crédito suplementar para permitir a continuidade do funcionamento” da pasta em novembro e dezembro.
Segundo ele, o orçamento atual cobre apenas os compromissos até o fim de outubro.
O chanceler afirma que a falta de recursos pode comprometer o pagamento de aluguéis de imóveis oficiais, obrigações trabalhistas de funcionários locais no exterior, auxílio-moradia de diplomatas e a manutenção de embaixadas e consulados.
Vieira cita ainda o apoio logístico às viagens internacionais do presidente Lula.
“Importa salientar que as parcelas de aluguel dos imóveis no exterior referentes a novembro têm, em regra, vencimentos nos primeiros cinco dias do mês”, escreveu Vieira.
“Se descumprido esse prazo, o MRE estará sujeito ao pagamento de multas e a ações de despejo no âmbito desses compromissos.”
O ministro destacou ainda que o Itamaraty deverá, até o fim do ano, organizar a cúpula de chefes de Estado do Mercosul e bancar a participação do Brasil em eventos preparatórios para a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas.
Viagens de Lula
Lula voltou de sua viagem à Roma na última segunda-feira. A primeira-dama, Janja, permaneceu na Itália para uma série de compromissos durante o Fórum Mundial da Alimentação. Com essa viagem, o petista já passou mais de 125 dias fora do Brasil desde o início do terceiro mandato, com um total de 37 viagens realizadas.
Durante a visita à Itália, o presidente participou de encontros com autoridades internacionais e se reuniu com o papa Leão XIV.
Ainda neste mês, Lula fará visitas oficiais à Indonésia e à Malásia. Ele participará da 47ª Cúpula da ASEAN, em Kuala Lumpur, e liderará uma missão empresarial brasileira nos dois países, acompanhado do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Leia também: Lula (com Janja do lado) foi se queixar ao papa
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Fabio B
19.10.2025 08:09Manda a conta para a China, pois definitivamente não foram os interesses brasileiros que essa turma vem defendendo.
Marian
19.10.2025 07:48Um aporte de mais de 350 milhões do dinheiro arrecadado dos brasileiros. São muitas viagens dispensáveis.
Andre Luis Dos Santos
18.10.2025 22:28Ah, mas esses diplomatas de esquerda adoram luxo e ostentação. Imaginem o gasto com charutos, vinhos, "scotch", comidas sofisticadas, enxovais de grife, etc.. Gestão? Parcimônia com o $ do pagador de impostos (especialmente num pais onde 50% não tem nem esgoto tratado)? Ah, isso é coisa de burguês de direita, não é mesmo? VTNC esse governo e esse ParTido!
Claudemir Silvestre
18.10.2025 22:06O nome disso …. DESGOVERNO !!