Maioria acredita que houve tentativa de golpe em 2022, indica Quaest
Entre os eleitores de Bolsonaro, 39% disseram que acreditam que houve "uma tentativa de golpe contra Lula por parte dos militares e Bolsonaro"
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira, 13, indica que a maioria dos brasileiros acredita que houve uma tentativa de golpe de Estado por militares e Jair Bolsonaro (foto) em 2022.
A pergunta “Acredita que houve uma tentativa de golpe contra Lula por parte dos militares e Bolsonaro?” foi respondida positivamente por 51% dos entrevistados, contra 38% que disseram não — outros 12% não souberam responder ou não responderam.
As proporções mudam quando se considera o recorte de eleitores de Lula e Bolsonaro. Quando se considera apenas quem votou no petista, 61% acreditam que houve tentativa de golpe de Estado, e 28%, não, com 11% de não souberam ou não responderam.
Leia também: Quaest: popularidade dos governadores de direita não se abala
Votou em quem?
Entre os eleitores do presidente de honra do PL, 39% acreditam que Bolsonaro tentou permanecer no poder apesar de ter perdido a eleição, e 51% discordam — 15% não souberam responder ou não responderam.
A pesquisa ouviu 8.598 pessoas entre 4 e 9 de dezembro, e a margem de erro do levantamento é de 1 ponto percentual.
A Polícia Federal indiciou 40 pessoas, entre elas Bolsonaro e alguns de seus ministros, por tentativa de golpe.
À espera da denúncia ao STF
A Procuradoria Geral da República (PGR) analisa os documentos para decidir se apresenta denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Os envolvidos negam, mas mensagens e documentos reunidos pelos investigadores indicam que a trama para permanecer no poder só não avançou porque dois dos três comandantes das Forças Armadas não toparam participar dos esforços.
Bolsonaro já admitiu que discutiu cenários de estado de sítio e estado de defesa com os militares, mas disse que há previsão constitucional para tanto — ele não explicou, contudo, o que justificaria a adoção dessas medidas.
Leia mais: Maioria acha que Lula não deveria se candidatar à reeleição
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)