Lula classifica como “matança” e “desastrosa” operação contra o Comando Vermelho
Fala ocorreu durante entrevista de Lula a correspondentes internacionais em Belém, às vésperas da COP30
Em entrevista a correspondentes internacionais nesta terça-feira, 4, o presidente Lula classificou como “matança” a operação realizada na semana passada no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho.
Além disso, o presidente da República também recomendou a abertura de investigação sobre o caso.
“Vamos ver se a gente consegue fazer essa investigação. Porque a decisão do juiz era uma ordem de prisão, não tinha uma ordem de matança. E houve matança“, disse o presidente da República na entrevista à Associated Press e Reuters.
“Nós estamos tentando essa investigação. Inclusive estamos tentando ver se é possível os legistas da Polícia Federal participarem do processo de investigação da morte, como é que foi feito, porque tem muitos discursos, tem muita coisa”, acrescentou o petista.
“Eu acho que é importante a gente verificar em que condições ela [a operação] se deu, porque até agora nós temos uma versão contada pela policia, contada pelo governo do estado e tem gente que quer saber se tudo aquilo aconteceu do jeito que eles falam ou se teve alguma coisa mais delicada na operação”, prosseguiu ele.
O presidente da República classificou ainda a operação como “desastrosa”.
“O dado concreto é que a operação, do ponto de vista da quantidade de mortes, as pessoas podem considerar um sucesso, mas do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa”, declarou Lula.
Essa é a primeira fala do petista em entrevistas sobre o assunto. Até o momento, Lula falou sobre o caso apenas por meio das redes sociais.
Na semana passada, pouco mais de 24 horas após a operação, o petista defendeu um “trabalho coordenado” capaz de “atingir a espinha dorsal” do tráfico de drogas, sem colocar em risco a vida de policiais e civis, em publicação no X – antigo Twitter. O tom também foi diametralmente oposto à fala desta terça-feira.
“Não podemos aceitar que o crime organizado continue destruindo famílias, oprimindo moradores e espalhando drogas e violência pelas cidades. Precisamos de um trabalho coordenado que atinja a espinha dorsal do tráfico sem colocar policiais, crianças e famílias inocentes em risco“, declarou o petista.
Pesquisa aponta reprovação da população à política de segurança de Lula
Pesquisa Genial/Quaest divulgada neste sábado, 1o, aponta ampla desaprovação dos fluminenses à política de segurança pública do governo Lula (PT).
Segundo o levantamento, 60% dos entrevistados no Rio de Janeiro avaliam negativamente a atuação do Planalto na área, enquanto apenas 18% consideram positiva. Outros 22% classificam a gestão como regular.
Mais da metade dos entrevistados, 53%, afirmam que o governo federal não tem colaborado com os estados no combate ao crime organizado. Outros 24% avaliam que a ajuda é insuficiente, e apenas 14% dizem que o apoio é significativo.
Questionados sobre quem estaria mais preparado para enfrentar as organizações criminosas, 31% citaram o governo federal, 30% as polícias estaduais e 28% o Exército.
A pesquisa também avaliou o impacto da declaração de Lula de que “os traficantes são vítimas dos usuários”, feita durante viagem à Ásia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
FRANCISCO JUNIOR
04.11.2025 22:24O melhor comentário para mim é o do "ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO", parabéns!
Fabio B
04.11.2025 21:11É um filhodaput4 mesmo.
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
04.11.2025 19:38Lula está preocupado só com o prejuízo político, afinal perdeu 117 eleitores.
CESAR AUGUSTO DIAS MARANHAO
04.11.2025 18:15E ele não considera matança os milhares de brasileiros mortos por falta de atendimento médico por causa do dinheiro que foi parar na mão de corruptos durante os governos petralhas?
F-35- Hellfire
04.11.2025 18:06Um delegado da Polícia Federal, Paulo Bilinsky se não me engano, afirmou há tempos atraz que Lula tem o rabo preso com o narcotráfico e por isso passa a mão na cabeça do narcotraficante Nicolás Maduro, e é assim mesmo que parece aos olhos do povo e da população. Um idiota que afirma que as vítimas são culpadas pelos traficantes existirem é um invertido mental, precisa ser muito burro pensar que essa lógica entra na cabeça do povo só porque sua alteza, o rei da cocada preta afirmou. Lula está em campanha e vai divulgando mentiras pensando que o povão ainda acredita nas suas "narrativas". Pfui!
MARCEL SILVIO HIRSCH
04.11.2025 17:51Os iguais se protegem.
Joaquim Arino Durán
04.11.2025 15:41Desastrosa é a política de segurança pública do PT. Deixaram chegar nesse ponto, agora só com muitas matanças...
Luis Luz
04.11.2025 15:40Fico pensando se os líderes do CV no país pensam alguma coisa diferente do Lula! Uma operação trágica e desastrosa. Ou seja, líderes do PV e do PT diferem apenas quanto à última letra de suas respectivas siglas.
Luis Luz
04.11.2025 15:40Fico pensando se os líderes do CV no país pensam alguma coisa diferente do Lula! Uma operação trágica e desastrosa. Ou seja, líderes do PV e do PT diferem apenas quanto à última letra de suas respectivas siglas.
Edmilson Siqueira
04.11.2025 15:26Uma operação que cala a esquerda e deixa Lula sem saber o que fazer em virutude da eficência e do grande apoio popular, ele só pode tentar desqualificá-la. O PT e a esquerda são amigos dos bandidos desse país, e isso está cada vez mais claro. Para eles, o povo que sofre nas mãos dos bandidos, que continue sofrendo. Eles não estão nem aí.