Lindbergh no meio do redemoinho
O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) reforçou nesta quarta-feira (5) as críticas do PT ao mercado e ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. "Eu me lembro do 'Grande Sertão: Veredas', em que Riobaldo tenta vender a alma ao diabo e o diabo nem responde. É mais ou menos o que está acontecendo com o arcabouço", disse o deputado em...
O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) reforçou nesta quarta-feira (5) as críticas do PT ao mercado e ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. “Eu me lembro do ‘Grande Sertão: Veredas’, em que Riobaldo tenta vender a alma ao diabo e o diabo nem responde. É mais ou menos o que está acontecendo com o arcabouço”, disse o petista em entrevista à Folha de S. Paulo, ao comentar a falta de impacto da apresentação do marco fiscal na perspectiva de juros.
“O arcabouço entra e o diabo nem respondeu. O mercado manteve os mesmos 13,75% [de previsão para a taxa de juros]. Minha preocupação é com o sucesso do governo do Lula”, comentou o petista, que, ao lado da namorada e colega de Câmara Gleisi Hoffmann (PR), se estabeleceu como o maior crítico da política econômica liderada por Fernando Haddad.
Lindbergh cita o clássico de Guimarães Rosa, cujo subtítulo é “o diabo na rua, no meio do redemoinho”, para defender a revisão da meta de déficit primário zero. Segundo ele, essa decisão não passou pela bancada do PT. “O PT não se reuniu para discutir esse tema. Vai ter muito debate no Congresso. Vai ter líder de partidos aliados que vai querer emendar por um lado. É natural que o PT também apresente sugestões e emendas. Queremos melhorar o projeto do governo”, disse.
Na entrevista, o deputado petista também criticou o presidente do Banco Central. “É o mercado de Roberto Campos Neto. A gente apresentou o arcabouço e eles nem se moveram. Mantiveram a projeção de juros”, explica, reforçando que o presidente do BC foi indicado por Jair Bolsonaro. “Campos Neto é o maior inimigo do sucesso do governo Lula. Ele está jogando economia lá embaixo”, critica.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)