Leonardo Barreto na Crusoé: Lula conseguiu não ser Bolsonaro?
Talvez a principal notícia de 2023 é a de que Lula não é Bolsonaro. Sem ironia, o presidente petista, na sua terceira passagem pelo Planalto, assumiu o poder...
Talvez a principal notícia de 2023 é a de que Lula não é Bolsonaro. Sem ironia, o presidente petista, na sua terceira passagem pelo Planalto, assumiu o poder vendendo a ideia de que o seu retorno traria normalização institucional e seria o suficiente para colocar o Brasil em águas mais calmas e previsíveis. E um balanço de 2023 pode ser feito a partir daí: quanto sucesso ele teve?
Para fazer essa avaliação, se Lula conseguiu não ser Bolsonaro, é preciso recorrer ao recurso do “copo meio cheio ou meio vazio”.
No aspecto da diminuição das tensões, pode-se dizer que a coisa não aconteceu porque o PT segue sendo o PT e há interesse de Lula em manter a polarização com objetivos eleitorais. Foi ele mesmo que afirmou isso em evento recente do seu partido, prevendo que as eleições municipais serão novamente uma luta entre o lulismo e o bolsonarismo. Esse é o lado vazio do copo.
No lado cheio, Lula deu espaço para o retorno da política como principal meio de solução de conflitos de políticas públicas, embora ameace judicializar algumas derrotas enfrentadas pelo Congresso. Um exemplo é o debate do marco temporal. O STF criou sua tese, o Congresso reverteu, Lula vetou e o Congresso derrubou o veto. Passar pelo debate sem atacar a institucionalidade é a grande mudança que as elites nacionais buscaram com a saída de Bolsonaro e é o que, até agora, Lula está bancando.
Do ponto de vista dos resultados, não há como deixar de fazer uma associação entre aspectos pessoais de Lula e de um desenho institucional emergente.
Desde o primeiro dia de janeiro, Lula parece disposto a materializar a importância que ele faz de si mesmo para o Brasil e para o mundo, sem se importar em, muitas vezes, desafiar as condições objetivas da realidade a partir da sua capacidade de diálogo, convencimento e negociação.
No plano internacional, Lula criou mais…
Leia mais: Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)