Kakay critica Lula em carta aberta: “Está isolado, capturado”
“Perder uma reeleição é muito difícil, mas o Lula está se esforçando muito para perder. E não duvidem dele. Ele vai conseguir”, escreve o advogado

O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, emitiu no último domingo, 16 de fevereiro, uma carta aberta onde expressa suas críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na carta aberta, Kakay enfatiza que o atual governo Lula teve o mérito de enfrentar Bolsonaro e derrotar o “fascismo”, destacando que mais quatro anos de Bolsonaro seriam o fim da democracia. Ele ressalta a importância da ampla aliança para derrotar Bolsonaro e a eleogiou a maturidade de Lula neste momento difícil.
A carta, porém, destaca que Lula, no seu terceiro mandato, está diferente, mais isolado politicamente e com dificuldades de comunicação com políticos e amigos antigos. Kakay menciona que políticos confidenciaram não conseguir falar com o Presidente, que perdeu a capacidade de seduzir e de ouvir:
“O Lula do terceiro mandato, por circunstâncias diversas, políticas e principalmente pessoais, é outro. Não faz política. Está isolado. Capturado”, escreveu.
Leia também: O fim do governo Lula
Eleições 2026
No texto, Kakay ressalta a importância de Lula na formação de uma ampla coalizão política que foi crucial para derrotar Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, contudo, aponta que a forma como o governo está sendo conduzido atualmente prejudica as perspectivas da próxima eleição presidencial.
“Sem termos o Lula que conhecíamos como presidente e sem ele ter um grupo que ele tinha ao seu redor, corremos o risco do que parecia impossível: perdermos as eleições em 2026″, disse Kakay, , expressando sua preocupação com o cenário político atual e continuou:
“Perder uma reeleição é muito difícil, mas o Lula está se esforçando muito para perder. E não duvidem dele. Ele vai conseguir”
Pesquisa Datafolha
A crítica de Kakay surge após a divulgação recente de uma pesquisa realizada pelo Datafolha, que revelou a mais baixa avaliação do governo Lula em seus três mandatos.
De acordo com os dados, a aprovação ao governo caiu 11 pontos percentuais nos últimos dois meses, totalizando 24%, enquanto a reprovação subiu para 41%.
Para o advogado, uma pesquisa ainda mais alarmante foi publicada pelo Ipec, mostrando que 62% dos brasileiros não desejam que Lula busque a reeleição no próximo pleito.
Sem sucessor natural
Em sua análise, Kakay destaca a ausência de um “sucessor natural” para Lula e critica a falta de um grupo político coeso ao redor do presidente:
“Não foi feito um grupo ao redor do presidente, que se identifique com ele e de onde sairia o sucessor político natural. O ´grupo´ do Lula a gente sabe quem é. E certamente não vai tirá-lo do isolamento.
Após essa crítica e a sutil referência provavelmente direcionada à Janja, Kakay elogia o ministro Haddad: “Um gênio. Preparado e pronto para assumir seu papel”
Prerrogativas mantêm “apoio incondicional” a Lula
O documento foi direcionado a ministros e apoiadores do chefe do Executivo e reflete preocupações sobre a condução da administração atual.
Kakay é um destacado membro do grupo Prerrogativas, composto por juristas e advogados com uma orientação progressista, aliados de Lula, que se tornou conhecido por suas críticas à Operação Lava Jato.
O coordenador do Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, destacou que as opiniões expressas na carta são de caráter pessoal e não representam a posição coletiva do grupo, que mantém, em suas palavras “apoio incondicional” a Lula.
Leia mais: PT, a estrela decadente
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Fabio B
17.02.2025 20:06"é da ala da velha guarda do PT que não tem mais acesso..." Ps. melhora essa seção de comentários Antagonista. Permita edição, ou mesmo exclusão de comentários.
Fabio B
17.02.2025 20:05Essa carta não é do Kakai, e da ala da velha guarda do PT não tem mais acesso e influencia com o Lula, e me refiro a pessoas como o Genuíno e José Dirceu que puxou cana para salvar o Lula pelo Mensalão.
Marian
17.02.2025 20:02Uau, que feio isso cumpanhero.
berardino carbone
17.02.2025 19:21Esse não é aquele que circulava de bermudas no STF.
Ademir Fenicio
17.02.2025 19:06pô, até tu caicai?
Um_velho_na_janela
17.02.2025 18:32Não sei de que pode servir o apoio do Prerrô, a não ser para tirá-lo da cadeia ou fazer alguma doação eleitoral com dinheiro já recebido de sus honorários.
saul simoes junior
17.02.2025 16:13Como sempre os ratos são os primeiros a abandonar o navio, e dentre deles os maiores sempre se adiantam!"
Andre Luis Dos Santos
17.02.2025 16:07Esse convescote reúne a "nata" da ética, honestidade, retidão, etc. Um exemplo pra todos.
Vera
17.02.2025 15:47Não sei de que Lula ele tá falando. Lula sempre foi o mesmo. As pessoas que o rodeiam hoje é que são diferentes. Muito piores!