Josias Teófilo na Crusoé: Aleijadinho, o mártir do sensualismo
O artista tem as tendências que faltam ao conjunto da cultura brasileira: o amor pelo trabalho, a fé profunda e inabalável

Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, arquiteto e escultor, representa o auge da cultura luso-brasileira.
Ora, escultura e arquitetura (na forma exterior) têm algo em comum. Na verdade, segundo o filósofo Evaldo Coutinho elas são a mesma arte.
Ele diz no texto Esculturas vazias que o aspecto propriamente arquitetural são os volumes interiores.
O exterior faz parte da arte da escultura, que seria, segundo ele, a mais numerosa de todas as artes – pois incorpora as habitações humanas.
Pois bem, Aleijadinho foi o mestre da arte escultórica barroca, em pequena e grande escala. Sua fama não pára de crescer.
Quem anda pelas cidades históricas de Minas Gerais nunca deixa de ouvir falar dele. Os guias locais oferecem-se para mostrar as obras de Aleijadinho.
Eles descrevem as características dessas obras: a integração da arquitetura com a escultura, as fachadas curvas e dinâmicas, o uso da pedra-sabão, etc, suas figuras bochecudas, com cabelos encaracolados, narizes pontudos, olhos esbugalhados e furo no queixo.
Também os estudiosos do barroco confirmam a grandeza de Aleijadinho. Germain Bazin compara-o a mestres como Bernini e Michelangelo. Ele diz: “A obra de Aleijadinho é a mais alta expressão artística da América Latina colonial, comparável à de grandes mestres europeus do barroco.”
Não é só a obra de Aleijadinho que inspira. É também sua vida. Vianna Moog no livro Bandeirantes e pioneiros faz uma comparação entre esses dois personagens decisivos na colonização dos respectivos países, o Brasil e os Estados Unidos.
Enquanto a colonização portuguesa foi extrativista e militarizada, a inglesa foi agrícola e familiar. O bandeirante para ele é um símbolo da exploração e da busca de riquezas imediatas, enquanto o pioneiro migra buscando estabelecer-se e cultivar a terra.
O que nos interessa aqui, porém, é o que ele fala de Aleijadinho nesse contexto. O artista tem as tendências que faltam ao conjunto…
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