Japão suspende importações de frango de duas cidades após focos de gripe aviária
Governo japonês anunciou restrição temporária após casos de gripe aviária em aves de subsistência de municípios em Goiás e Mato Grosso

O governo japonês suspendeu temporariamente nesta terça-feira, 17, a importação da carne de frango das cidades de Santo Antônio da Barra, em Goiás, e Campinápolis, no Mato Grosso, após a confirmação de casos de gripe aviária em aves de subsistência – que são criadas em quintais, segundo O Globo.
A decisão do Japão também inclui a suspensão da compra de ovos férteis e pintos de até 24 horas de vida, oriundos de qualquer município dos dois estados.
A Associação Brasileira de Proteína Animal, porém, afirmou que a medida não impactará o fluxo das exportações.
O governo brasileiro deve retomar o status de país livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves comerciais.
Para isso, o Brasil enviará uma carta oficial à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) após o fim do prazo de 28 dias desde a desinfecção da grande em Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde foi confirmado o primeiro caso do vírus H5N1 em uma granja comercial no país.
Na ocasião, o Uruguai, o Chile e o México suspenderam as importações de frango brasileiro.
A Argentina, União Europeia e China também anunciaram a interrupção das compras por um período de 60 dias.
As suspensões resultaram em uma queda de 12,9% no total das exportações e de 14,4% no volume embarcado, segundo dados da balança comercial.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Maria Candida Junqueira Zacharias
17.06.2025 22:41E a Janjalinha ?