Ipec: cresce percepção de piora econômica no governo Lula
A insatisfação com a gestão petista vai além da economia, indica pesquisa

A percepção dos brasileiros sobre a economia e a atuação do governo Lula piorou, segundo pesquisa Ipsos-Ipec divulgada neste sábado, 14.
Quase metade dos entrevistados (49%) afirma que a situação econômica do país piorou nos últimos seis meses — aumento de nove pontos em relação a dezembro de 2024. Apenas 23% dizem que houve melhora e 26% veem estabilidade.
O pessimismo também cresceu em relação ao futuro. Agora, 39% acreditam que a economia vai piorar nos próximos seis meses, contra 34% no fim do ano passado.
Já os que esperam melhora recuaram de 39% para 31%, enquanto 24% acham que a situação deve se manter.
Avaliação negativa em outras áreas
O levantamento ouviu 2.000 pessoas com 16 anos ou mais, em 132 cidades, entre 5 e 9 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
A insatisfação com o governo do presidente Lula (PT) vai além da economia. Na área da segurança pública, 52% avaliam a atuação como “ruim” ou “péssima”. Na saúde, esse índice chegou a 48%. Já na educação, a avaliação negativa subiu de 36% para 40% entre março e junho.
No combate ao desemprego, 45% consideram a gestão ruim ou péssima. A aprovação caiu de 30% para 25%, apesar de o país registrar a menor taxa de desemprego da série histórica, segundo o IBGE — 6,6% em maio, o equivalente a 7,3 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho.
O governo também enfrenta críticas no controle da inflação e dos gastos públicos: 55% classificam essas áreas como mal conduzidas. Em ambos os temas, os índices de avaliação negativa permaneceram estáveis desde março.
A política externa é uma das poucas áreas com leve melhora: 28% avaliam positivamente a atuação do governo, ante 25% em março. Ainda assim, 39% seguem insatisfeitos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Marcia Elizabeth Brunetti
16.06.2025 09:09Se perguntar a um pobre coitado que vive no interior do Nordeste o que é IOF ou taxa SELIC ele não saberá nada. Infelizmente ele não sabe quanto isso atinge indiretamente no atendimento no SUS ou no aumento do salário mínimo. Lula sabe que uma cesta básica fala muito mais alto para essa gente. Assim, o Descondenado ou qualquer outro populista que se apresente prometendo esmolas será o preferido. Um candidato à la Milei não chegará nem em 3º lugar numa corrida eleitoral aqui nas terras tupiniquins.
Marian
15.06.2025 22:49Que colheita infeliz.
Claudemir Silvestre
15.06.2025 21:35Se. Brasileiro reeleger esta LADRÄO INCOMPETENTE presidente da república novamente, tem mais é que FUDER nos anos subsequentes !! Tenham vergonha na cara e coloquem estes PETISTAS PRA CORRER !!!
Namastê Gomes
15.06.2025 20:08O problema de Lula é que "atingiu" o mesmo status político de Bolsonaro, que é o de ser muito pior que seu governo. É disto que se trata, embora não pareça, governante é uma coisa, seu governo é outra coisa. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!