INSS registra mais de 1 milhão de pedidos de reembolso em 48h
Do total, 98,3% não reconhecem vínculo com a entidade responsável pelos descontos

O Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) informou ter recebido, até 17h desta quinta, 15.mais de um milhão de respostas de aposentados e pensionistas que tiveram seus benefícios descontados indevidamente.
Do total, 98,3% afirmaram não reconhecer o vínculo com a entidade associativa responsável pelos descontos e solicitaram a devolução dos valores. Apenas 17.963 pessoas reconhecem o vínculo.
Entre 2020 e 2025, cerca de 9 milhões de beneficiários foram alvos de algum tipo de desconto associativo. Ao todo, 41 entidades foram contestadas.
No primeiro dia de funcionamento do sistema de reembolso, aproximadamente 473 beneficiários contestaram descontos irregulares.
Através do aplicativo ‘Meu INSS’, foram disparados 9,4 milhões de avisos para a identificação dos descontos e solicitação dos reembolsos.
O esquema de fraudes no INSS
A fraude foi revelada no mês passado por uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU).
Os casos surgiram em 2019, sob o governo de Jair Bolsonaro, e aumentaram exponencialmente quatro anos depois, sob o governo Lula.
No total, 6 milhões de pessoas vinham sendo descontadas mensalmente em seu salário de aposentadoria, a maioria sem consentimento, comprometendo ao todo R$ 6,3 bilhões. Os descontos só foram alegadamente suspensos em abril de 2025.
O esquema levou ao afastamento de seis servidores, à demissão do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e à saída do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), após reunião com Lula.
Na primeira fase da operação, foram apreendidos diversos bens de alto valor, incluindo quantias em dinheiro.
A PF afirma que a nova etapa mira um operador financeiro suspeito de utilizar recursos desviados para adquirir veículos de luxo.
Leia também: Entenda fraudes no INSS, narrativas do governo Lula e papel do jornalismo
Leia mais: “INSS: 473 mil beneficiários contestam descontos”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Angelo Sanchez
15.05.2025 22:44Depois que foi eleito um corrupto “descondenado”, o Brasil foi impregnado de bandidos, corruptos e a roubalheira foi institucionalizada, e o cidadão esta sendo roubado diretamente nos proventos da aposentadoria.