Governo Lula nega publicidade no último capítulo de “Vale Tudo”
Manifestação da gestão petista ocorreu após repercussão de diálogo sobre soberania em tom semelhante a campanhas oficiais
O governo Lula (PT) negou neste sábado, 18, ter financiado ou encomendado ação publicitária no último capítulo da novela Vale Tudo, da TV Globo.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) afirmou que a cena que exaltou o Brasil e mencionou temas ligados à soberania nacional “não se trata de ação de comunicação do Governo Federal”.
A manifestação da gestão petista ocorreu após a repercussão de um diálogo entre os personagens Bartolomeu, interpretado por Luís Melo, e Ivan, interpretado por Renato Góes, exibido na sexta-feira, 17, em tom semelhante ao de campanhas recentes do governo federal.
Durante quase dois minutos, os personagens, que na novela interpretavam pai e filho, tratam do sistema de saúde público, a exportação de aviões brasileiros e a produção de energia limpa.
A Secom, comandada pelo publicitário Sidônio Palmeira, tem explorado o conceito de “soberania nacional” desde julho, quando o governo Donald Trump endureceu as relações comerciais com o Brasil. A coincidência entre a narrativa do governo e o conteúdo da novela levantou especulações nas redes sociais.
A cena
No diálogo exibido no capítulo final, Bartolomeu afirma:
“A gente nasceu no maior país do mundo. A gente precisa ajudar este país a ser tudo o que ele pode ser.”
Em seguida, menciona exportações de comida, energia limpa e tecnologia.
Ivan complementa, comparando o SUS com o sistema de saúde dos Estados Unidos.
“Se você for aos Estados Unidos e quebrar uma perna, por exemplo, e não tiver dinheiro pra pagar a ambulância, não chega nem ao hospital”, diz o personagem.
O trecho termina com Bartolomeu exaltando as urnas eletrônicas e o sistema bancário brasileiro, antes de concluir:
“O brasileiro precisa voltar a estudar o Brasil, a se orgulhar do país em que vive. […] Tá na hora de o Brasil ser o país do presente”.
Encontros com Lula e Janja
A autora da nova versão de Vale Tudo, Manuela Dias, já teve encontros com o presidente Lula e a primeira-dama Janja da Silva.
Em 6 de setembro, ela publicou fotos de uma visita ao Palácio da Alvorada, acompanhada da equipe do filme Malês.
“Fomos recebidos de forma inesquecível pelo senhor presidente Lula e a primeira-dama Janja”, escreveu nas redes sociais.
A relação próxima entre a roteirista e o casal presidencial alimentou especulações sobre a origem do conteúdo da cena. O governo, no entanto, nega qualquer envolvimento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
MARCOS
19.10.2025 13:35AVISA A ESSES IDIOTAS QUE O SUS NÃO É INVENÇÃO DO EX-PRESIDIÁRIO.
Andre Luis Dos Santos
19.10.2025 11:17A desfaçatez desse governo é impressionante.
Mariade
18.10.2025 20:42Deve ter sido por livre iniciativa da "autora". Gratidão, deve ser isto né.