Governo lança novo programa de censura indicativa
O governo decidiu mudar a classificação indicativa de TV, rádio, cinema, jogos eletrônicos, aplicativos e espetáculos públicos neste ano e o novo Novo Sistema de Classificação Indicativa (Classind) será lançado...
O governo decidiu mudar a classificação indicativa de TV, rádio, cinema, jogos eletrônicos, aplicativos e espetáculos públicos neste ano e o novo Novo Sistema de Classificação Indicativa (Classind) será lançado nesta quarta, 17, pelo Ministério da Justiça.
O Classind é uma informação prestada às famílias sobre a faixa etária para a qual obras audiovisuais não se recomendam. O novo programa substitui o sistema que estava em operação há mais de 20 anos. Ele é utilizado para solicitar a classificação indicativa de conteúdos exibidos em obras audiovisuais, espetáculos públicos, jogos eletrônicos, aplicativos e jogos de interpretação de papéis (RPG).
Desde o dia 3 de janeiro já estão valendo as novas regras para classificação indicativa.
A principal diferença do novo programa é a possibilidade de se adotar a autoclassificação para produções de TV, cinema e vídeo, serviços de streaming, jogos eletrônicos e RPG. Ela será indicada com um símbolo diferente. Neste caso, contará com a letra A antes da indicação, ou seja, as obras avaliadas como livres vão ser apresentadas com um símbolo AL; as de 10 anos, A10 e assim por diante.
O objetivo é dar mais transparência sobre quem fez a análise do conteúdo.
Longas, médias e curtas-metragens de exibição única, produzidos para TV aberta, deverão ser submetidos à análise prévia do ministério. Enquanto jogos e aplicativos deverão seguir um sistema internacional de classificação etária.
Outra novidade é a classificação dos programas de rádio, que vai contar com um guia específico para o segmento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)