Governadores reagem a recuo de Bolsonaro sobre vacina do Butantan
Vários governadores criticaram a atitude de Bolsonaro de recuar da aquisição da vacina do Butantan...
Vários governadores criticaram a atitude de Bolsonaro de recuar da aquisição da vacina do Butantan.
“É bom que a gente compreenda que neste momento é preciso salvar vidas”, disse o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), à GloboNews. “Questões ideológicas, questões eleitorais, devem ser deixadas de lado”.
“A decisão sobre a inclusão de uma vacina no Programa Nacional de Imunização deve ser eminentemente técnica, e não política”, disse o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em vídeo no Twitter. “O importante é que seja tecnicamente decidido e viablizado para a população, porque ela precisa”.
Também no Twitter, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), escreveu: “Instituto Butantan não pertence ao governo chinês. É um patrimônio do povo brasileiro, fundado há mais de 100 anos, e merece respeito. É um grande fornecedor de vacinas ao Min. da Saúde. Qual a autoridade de Bolsonaro para tentar desmoralizar uma instituição e seus cientistas?”.
Paulo Câmara (PSB), governador do Pernambuco, também foi ao Twitter: “A influência de qualquer ideologia em temas fundamentais, como a saúde, só prejudica a população. Defendemos que todas as vacinas consideradas seguras, avalizadas pelas autoridades, sejam disponibilizadas ao povo brasileiro. É preciso dar este passo na superação da Covid-19”.
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), publicou: “Que o Governo Federal guie suas decisões sobre a vacina da Covid por critérios unicamente técnicos. Não se pode jamais colocar posições ideológicas acima da preservação de vidas. Lutaremos para que uma vacina segura e eficaz chegue o mais rápido possível para todos os brasileiros”.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), escreveu: “General e Ministro da Saúde tomou medida sensata de garantir acesso à vacina de qualquer país p salvar vidas. Estamos em guerra contra Covid, q já matou + de 150 mil no Brasil. O presidente não pode desmoralizá-lo e desautorizá-lo nesta luta.Minha total solidariedade ao ministro”.
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), destacou: “O compromisso assumido ontem, em reunião dos governadores com o Ministro da Saúde, foi de comprar vacina produzida no Brasil, da FIOCRUZ e do Instituto Butantan, produção brasileira. A saúde do povo tem que estar em primeiro lugar!”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)