Globo contrata nova pesquisa do Ipec (ex-Ibope)
A Globo resolveu contratar nova pesquisa Ipec (ex-Ibope) sobre a disputa no segundo turno, apesar dos erros do instituto ao tentar prever o resultado do primeiro turno. A sondagem vai custar R$ 237 mil e deve ser divulgada na quarta-feira 5, segundo registro no TSE...
A Globo resolveu contratar nova pesquisa Ipec (ex-Ibope) sobre a disputa no segundo turno, apesar dos erros do instituto ao tentar prever o resultado do primeiro turno. A sondagem vai custar R$ 237 mil e deve ser divulgada na quarta-feira 5, segundo registro no TSE.
A última pesquisa do Ipec, divulgada no sábado, previa a vitória de Lula com 51%, seguido de Jair Bolsonaro com 37% — 14 pontos de diferença. No entanto, a distância entre os dois foi de apenas 5 pontos percentuais (Lula 48,4% x Bolsonaro 43,2%).
A nova pesquisa quantitativa será realizada com entrevistas pessoais e aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado, dividido em sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado. Margem de erro de 2 pontos.
O Ipec não foi o único a errar. O tradicional Datafolha, no sábado, previu que Lula venceria no primeiro turno com vantagem de 14 pontos sobre Bolsonaro, mesma distância apontada pelo Ipespe. A Quaest previu 11 pontos de diferença. Todos falharam.
Os institutos Paraná Pesquisas e Atlas Intel foram os que mais se aproximaram da realidade das urnas. Confira abaixo as previsões divulgadas na véspera da eleição:
Ipec (sábado)
Lula 51%
Bolsonaro 37%
Ciro 5%
Simone 5%
Datafolha (sábado)
Lula 50%
Bolsonaro 36%
Simone 6%
Ciro 5%
Quaest (sábado)
Lula 49%
Bolsonaro 38%
Ciro 6%
Simone 5%
Ipespe (sábado)
Lula 49%
Bolsonaro 35%
Ciro 8%
Simone 7%
Paraná Pesquisas (sexta-feira)
Lula 47,1%
Bolsonaro 40%
Simone 6,3%
Ciro 5,2%
AtlasIntel (sexta-feira)
Lula 50,7%
Bolsonaro 41%
Ciro 3,6%
Simone 2,6%
Brasmarket (sexta-feira)
Bolsonaro 50,95%
Lula 34,68%
Ciro 6,96%
Tebet 5,84%
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)