Gilson Machado pede Pix para Bolsonaro e Eduardo
Segundo relatório do Coaf, o ex-presidente arrecadou mais de R$ 17 milhões via Pix em 2023

O ex-ministro do Turismo Gilson Machado lançou nas redes sociais uma campanha de arrecadação via Pix para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, os recursos serão usados para custear despesas com advogados, médicos e para ajudar o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está morando nos Estados Unidos.
Em vídeo divulgado no sábado, Gilson Machado informou o CPF de Bolsonaro como chave Pix em uma conta do Banco do Brasil. Afirmou ainda que a campanha é iniciativa própria:
“Vocês não têm noção da nossa preocupação com as despesas, centenas e diga-se de passagem de várias origens”, disse o ex-ministro.
“O presidente recebeu na outra campanha 17 milhões de reais, mas já gastou em um ano 8 milhões, já começou a desidratar”, afirmou.
Segundo relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), o ex-presidente arrecadou mais de R$ 17 milhões via Pix em 2023.
Bolsonaro alega bancar Eduardo
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou na semana passada que parte das doações tem sido usada para manter Eduardo Bolsonaro nos EUA.
O deputado se licenciou da Câmara em março e alegou “perseguição” no Brasil como motivo para a mudança. Em vídeo, Eduardo afirmou que só retornará ao país quando o ministro Alexandre de Moraes, do STF, “for punido por abuso de autoridade”. Ele não é alvo de denúncia ou indiciamento na investigação sobre a tentativa de golpe de 8 de janeiro.
“Eu estou bancando as despesas dele agora. Se não fosse o Pix, eu não teria como bancar essa despesa, ele está sem salário e fazendo o seu trabalho de interlocução com autoridades no exterior”, disse o ex-presidente na semana passada.
“Ele resolveu ficar por lá, nós conversamos quase todos os dias, mas são diálogos reservados. Quero que ele dispute o Senado em 2026, mas precisamos que os ventos mudem. Ainda não sei se ele retorna da licença, estamos na metade do prazo de 120 dias. Eu não quero ficar longe do meu filho, um afastamento familiar”, acrescentou.
Antes de se licenciar, Eduardo era cotado para assumir a Comissão de Relações Exteriores da Câmara. O plano era usá-la para estabelecer pontes institucionais com o governo americano, liderado por Donald Trump.
Leia mais: “Eduardo Bolsonaro anuncia que vai ficar nos EUA”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
18.05.2025 18:53Também estou precisando de uma campanha PIX, chave 19353570425. Obrigado!
Amaury G Feitosa
18.05.2025 11:08Se depender de punição aos DITADORES o deputado Eduardo vai voltar é NUUUUUUUUNCA ... acho que vou pedir PIX aos amigos para arrecadar $1.800 dólares que o Millei aceita para dar asilo a manés desesperados na Argentina com direito a uma camisa do Defensa y Justicia.
JEAN PAULO NIERO MAZON
18.05.2025 10:32Vergonha.... a outra campanha era para pagar multas eleitorais! Bolsonaro pegou o dinheiro e o PL ficou com a dívida...que será paga via fundo eleitoral (dinheiro público)
Ita
18.05.2025 10:05Essas "ARRECADAÇÕES" via PIX, particulares, sem obrigação de transparência, não AUDITAVEIS (já ocorridas anteriormente) servem para lavar capitais?????? só uma pergunta.
Magdalena Buzolin
18.05.2025 09:21Assustador como estes politicos não tem um minimo de vergonha em ficar pedindo $$ pra sustentar suas incompetências. E tem gente que gosta de “cooperar” com politicos incompetentes
Clayton De Souza pontes
18.05.2025 08:49Bastaria o Bolsonaro ter governado o país ao invés de ficar fazendo motociatas. Destruiu o combate à corrupção e reabilitou o descondenado Lula. Ainda instigou seus sabujos a planejarem o golpe. Lamentável