Gilmar e Moraes vão conduzir Kassio ao plenário em posse no STF
Os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes deverão conduzir Kassio Marques ao plenário do Supremo na solenidade de posse, na próxima quinta-feira (5)...
Os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes deverão conduzir Kassio Marques ao plenário do Supremo na solenidade de posse, na próxima quinta-feira (5).
Gilmar é o ministro mais antigo do STF que estará presente e Moraes o mais recente; por isso, vão levar Kassio ao plenário. Marco Aurélio Mello, o atual decano, vai acompanhar a cerimônia por videoconferência.
Além de Gilmar e Moraes, já confirmaram presença no plenário Luiz Fux, que conduzirá a sessão, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin. A solenidade está marcada para começar às 16h.
Jair Bolsonaro, Davi Alcolumbre, Rodrigo Maia e Augusto Aras já comunicaram ao STF que querem acompanhar a posse presencialmente.
A cerimônia deverá durar cerca de 20 minutos. Fux abrirá a sessão com o hino nacional. Depois, Gilmar e Moraes levam Kassio ao plenário. Ele lê o termo de compromisso, em que promete seguir a Constituição. Em seguida, assina o termo de posse.
Segundo o roteiro, Fux vai declarar Kassio empossado e ele segue para a cadeira que ocupará no plenário, atualmente reservada a Moraes. Ao finalizar a cerimônia, Fux faz saudação ao ministro, cumprimenta as autoridades e encerra a sessão.
Por causa da pandemia, nenhuma outra autoridade poderá acessar o plenário, segundo a assessoria da Corte. A solenidade será transmitida ao vivo pela TV Justiça.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)