Fundo de aliado de Eduardo Bolsonaro comprou imóvel no Texas
Residência de R$ 3,6 milhões adquirida pelo Mercury Legacy Trust fica no estado onde o ex-deputado vive atualmente
Um fundo ligado ao advogado Paulo Calixto, responsável pela defesa de Eduardo Bolsonaro (foto) nos Estados Unidos, comprou em fevereiro uma casa em Arlington, no Texas, onde vive o ex-deputado federal, diz a Folha.
O imóvel, adquirido por cerca de R$ 3,6 milhões, entrou na mira da Polícia Federal em investigação sobre recursos ligados ao Banco Master e ao filme “Dark Horse”.
A residência foi comprada pelo Mercury Legacy Trust, fundo privado de gestão patrimonial usado nos EUA para administrar bens em nome de terceiros.
A PF suspeita que a estrutura financeira montada no Texas possa ter sido usada para custear a permanência de Eduardo Bolsonaro no país e contornar bloqueios judiciais impostos pelo Supremo Tribunal Federal às suas contas no Brasil.
Documentos do fundo mostram ainda a participação de André Porciuncula, aliado próximo de Eduardo e ex-integrante do governo Bolsonaro. Porciuncula negou ligação entre a casa, o ex-deputado e o Banco Master.
“A casa não tem relação com nenhum dos dois”, afirmou.
Segundo a investigação, Paulo Calixto também administra o Havengate Development Fund, fundo que recebeu parte de recursos enviados pelo ex-banqueiro Daniel Vorcaro em 2025.
Os valores teriam sido negociados pelo senador Flávio Bolsonaro para financiar o filme “Dark Horse”, produção baseada na trajetória de Jair Bolsonaro.
Leia mais: Flávio admite fundo ligado a advogado de Eduardo em filme sobre Bolsonaro
Recursos do filme
A Polícia Federal apura se parte do dinheiro enviado ao fundo foi usada para despesas pessoais de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos.
A suspeita ganhou força após reportagens revelarem transferências feitas pela empresa Entre Investimentos e Participações para estruturas ligadas ao grupo do ex-deputado no Texas.
Mensagens divulgadas pelo site Intercept Brasil mostram Eduardo discutindo formas de manter recursos nos Estados Unidos para facilitar o financiamento do filme.
Em uma conversa de março de 2025, ele afirmou:
“O ideal seria haver os recursos já nos Estados Unidos. Que dos Estados Unidos para os Estados Unidos é tranquilo.”
Os investigadores também analisam o volume de recursos discutidos para o projeto. Flávio Bolsonaro teria negociado até US$ 24 milhões junto a Daniel Vorcaro para financiar o longa.
Papel de Eduardo
Após negar inicialmente envolvimento na gestão da produção, Eduardo Bolsonaro admitiu ter assinado contrato como produtor-executivo do filme. O documento lhe atribuía participação em decisões ligadas ao orçamento, gestão financeira e captação de investidores.
O ex-deputado afirmou que investiu dinheiro próprio para manter o projeto em andamento.
“Eu peguei R$ 350 mil, transformei em cerca de US$ 50 mil e mandei para os Estados Unidos”, disse.
Eduardo afirmou ainda que deixou a função de produtor-executivo quando o financiamento passou a operar por meio de fundos administrados por Paulo Calixto. Segundo ele, atualmente sua participação se limita à cessão de direitos de imagem.
Nas redes sociais, ele negou irregularidades e afirmou que as suspeitas representam “assassinato de reputação”.
Disse ainda que apresentou às autoridades americanas a origem de seus recursos durante o processo migratório.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Sandra
16.05.2026 21:19Annie, só elegerão o Lula se nós aceitarmos que bolsonaristas é a única opção. Eu não voto em Lula e nem em nenhum bolsonaro; e eles não são a única opção; se foram as únicas opções do 2º turno, prefiro anular o voto
Fabio
16.05.2026 13:36Se o Bananinha se complicasse juridicalmente na America seria muito engraçado, kkkk
Annie
16.05.2026 11:56Essa família elegerá o Nine de novo parabéns bolsonaristas.
Claudemir Silvestre
16.05.2026 09:05Enquanto o Brasil depender de políticos corruptos como LULA e Familia Bolsonaro, o país não sai da lama !!
*calados
Já vi muitos apoiadores dos Bolsonaro ficando calvados , mudando de assunto ou saindo da cena para evitar a vergonha de ter apoiado essa família de ladrões.