Flávio Bolsonaro: “Quatro anos é muito pouco para um mandato só”
Senador reafirma ser contra a reeleição, mas volta a defender mudanças na duração do mandato presidencial
O senador Flávio Bolsonaro voltou a defender o fim da reeleição, mas levantou dúvidas sobre a duração de um eventual governo ao mencionar a possibilidade de permanecer no cargo por até oito anos.
A declaração foi dada durante evento político em Florianópolis, ao lado de aliados do PL.
Em discurso a empresários na sexta-feira, 8, Flávio afirmou que pretende deixar um país menos dependente do Estado “seja daqui a quatro, daqui a cinco, daqui a oito anos”.
A fala contrariou acenos feitos anteriormente a aliados de que exerceria apenas um mandato caso seja eleito em 2026.
O senador apresentou em fevereiro uma PEC para extinguir a reeleição no país.
“Quatro anos é muito pouco”
Questionado neste sábado, 9, sobre a declaração, Flávio afirmou que houve “distorção” de sua fala, mas reiterou considerar curto o tempo de um único mandato presidencial.
“Eu sou contra a reeleição, mas eu acho quatro anos muito pouco para um mandato só. Isso vai ser uma discussão que vai ter no Congresso. Eu não quero a reeleição. Vou trabalhar para que a PEC seja aprovada”, disse.
O senador também afirmou que ainda não sabe qual será o formato final da proposta em debate no Congresso e mencionou a possibilidade de ampliação do mandato presidencial para cinco anos sem recondução.
Críticas ao PT e ao STF
Durante o evento, Flávio voltou a atacar o governo do presidente Lula e afirmou que a esquerda ficará na “insignificância” caso a direita vença a eleição de 2026.
“A gente vai botar um fim no ciclo do PT nesse país. Vocês nunca mais vão ouvir falar de esquerda nos próximos 30, 40 anos”, disse.
O encontro também marcou o lançamento da chapa “puro-sangue” do PL em Santa Catarina, com apoio à reeleição do governador Jorginho Mello e as candidaturas de Carlos Bolsonaro e Carol De Toni ao Senado.
Flávio ainda criticou o ministro Alexandre de Moraes pela suspensão da chamada Lei da Dosimetria e classificou a decisão como uma “canetada monocrática”.
Leia mais: PL lança chapa “puro-sangue” em SC com Carluxo e Carol De Toni
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Marcel Hirsch
10.05.2026 16:32Já é difícil ouvir um bolsonaro filhinho do papi durante 5 minutos. Imagine 4 anos!
Marian
10.05.2026 10:465 anos para mandato único, me parece razoável.
Annie
10.05.2026 10:45Já está botando as garras de fora só querem poder pode sair um e entrar outro🤮
Márcio Roberto Jorcovix
10.05.2026 09:48Tomara que nos debates os bolsonaristas caiam na real (vai ser difícil) e percebam que a família Bozo nunca servirá para se contrapor ao Lula. Ficar oito anos no poder sem aprovação dos eleitores é coisa de ditador
Isabela Corrêa
10.05.2026 04:20Nem entrou e ja esta justificando pq nao fara nada