Financial Times fala em “risco real” de uma virada autoritária de Bolsonaro
O Financial Times publicou neste domingo um editorial em que critica o comportamento de Jair Bolsonaro de participar de manifestações contra o Congresso Nacional e o STF. Para o jornal britânico, “há uma possibilidade mais...
O Financial Times publicou neste domingo um editorial em que critica o comportamento de Jair Bolsonaro de participar de manifestações contra o Congresso Nacional e o STF.
Para o jornal britânico, “há uma possibilidade mais preocupante: que Bolsonaro, cada vez mais confrontado, esteja desiludido com o processo democrático pelo qual ele foi eleito e queira minar as instituições que sustentam o país”.
“Isso pode soar exagerado. Mas poucos presidentes eleitos atenderiam e contemplariam protestos nos quais os manifestantes pedem pelo fechamento do Congresso e da Suprema Corte, sendo substituídos por uma lei militar. Ainda assim, isso é o que o Sr. Bolsonaro fez – não uma, mas várias vezes. No fim de semana passado ele apareceu em uma dessas manifestações montado a cavalo”, diz o jornal.
“Até o momento, as instituições brasileiras resistiram ao ataque, com forte apoio público. É improvável que o exército apoie um golpe militar para instalar Bolsonaro como um autocrata. Mas outros países devem observar: os riscos para a maior democracia da América Latina são reais e estão crescendo.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)