Deputados querem sustar portaria que afeta granjas e pequenos produtores
Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) pediu rótulos individuais para o comércio de ovos, entre outras exigências

Os deputados Rodolfo Nogueira (PL-MS) e Rodrigo Valadares (União-SE) apresentaram um Projeto de Decreto Legislativo com a intenção de suspender uma portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que impõe novos requisitos ao setor avícola. A medida altera as normas sobre o funcionamento de granjas de ovos e unidades de processamento, além de modificar a classificação de produtos derivados.
Os parlamentares argumentam que a portaria cria uma série de dificuldades para os pequenos avicultores, colocando em risco sua sustentabilidade no mercado.
Eles destacam, como um dos pontos mais problemáticos, a exigência de que cada ovo destinado ao consumo direto tenha um rótulo individual, com data de validade e número de registro do produtor. Na visão de Nogueira e Valadares, essa medida prejudica diretamente os pequenos produtores, obrigando-os a vender sua produção para grandes indústrias, ao invés de comercializar diretamente.
Livre concorrência e JBL
“A imposição do governo é um claro obstáculo à livre concorrência, favorecendo os grandes conglomerados em detrimento dos pequenos empreendedores rurais. A criação dessa barreira artificial pode levar ao aumento dos preços dos alimentos e à concentração da produção em poucas mãos”, disse Rodolfo Nogueira.
Os deputados afirmam ainda que, ao apoiar as grandes indústrias, o governo está prejudicando os pequenos produtores, criando uma situação de desvantagem. “O que vemos é uma ação do Estado que favorece empresas com vínculos políticos com o atual grupo no poder”, afirma o PDL protocolado.
Vale lembrar que, no início de 2025, a JBS adquiriu uma participação de 48,5% na Mantiqueira Alimentos, maior produtora de ovos da América do Sul, em um negócio avaliado em R$ 1,9 bilhão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Carlos Renato Cardoso Da Costa
18.02.2025 05:46A rotulagem que individual não inviabiliza produtor algum, trata-se apenas de um carimbo. Se a empresa é tão frágil que não pode investir nessa máquina carimbadora então o negócio já não tinha grande viabilidade de qualquer forma.
Marcos Rezende
17.02.2025 20:28Bandidos são bandidos e tem quadrilha para se protegerem.