Declaração de Bolsonaro sobre Janja incomoda Gleisi
Ex-presidente disse ter sentido "vergonha de ver o comportamento" de Lula e primeira-dama na China

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, se irritou com as críticas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sobre o comentário feito pela primeira-dama, Janja da Silva, em relação ao aplicativo TikTok, durante visita da comitiva brasileira à China.
Em postagem no X, Gleisi afirmou que o “réu Bolsonaro” foi “quem envergonhou e continua envergonhando o Brasil diante do mundo”.
A ministra criticou ainda o que classificou como “subserviência” do ex-presidente aos Estados Unidos durante seu mandato.
“Absurdo Bolsonaro dizer ter vergonha do comportamento Janja e Lula na China. Quem envergonhou e continua envergonhando o Brasil diante do mundo, é o réu Jair Bolsonaro. Incentivou o desmatamento e as queimadas, num planeta abalado pela crise climática. Foi um negacionista criminoso, colocando o Brasil entre os países com maior número de mortos na pandemia. Devolveu o país ao Mapa da Fome. Ofendeu presidentes de países amigos, criou crises com parceiros comerciais importantes, a começar pela China, o maior de todos. Prestou continência à bandeira dos EUA, demonstrando toda sua subserviência a interesses estrangeiros. Vexame é defender intervenção daquele país na política e no Judiciário do Brasil, com fazem Bolsonaro e sua família. Vergonha é espalhar fakenews nas redes sociais, como o réu fez agora com a notícia sabidamente mentirosa sobre a bagagem da Janja. Mas diante do STF, que vai julgar seus crimes, não adianta mentir. A justiça será feita“, publicou.
Em entrevista ao UOL, o ex-presidente afirmou que a primeira-dama, ao fazer comentário sobre o TikTok, defende “que tem que haver censura” no Brasil. Bolsonaro também disse ter sentido “vergonha”.
O que disse Janja?
De acordo com o blog da jornalista Andréia Sadi, no G1, Janja teria pedido a palavra para falar dos efeitos nocivos da rede social TikTok.
Para Janja, o algoritmo favorece o avanço da extrema-direita.
Questionado sobre o assunto na quarta-feira, 14, Lula deu sua versão da história, dizendo que foi ele que introduziu a questão do TikTok, mas confirmando que Janja fez uma intervenção.
Leia mais: “O climão de Janja na China”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
F-35- Hellfire
14.05.2025 18:19A protagonista das roubalheiras feita por ela e Paulo Bernardo (ex-marido de Gleisi) no Ministério do Planejamento, desviando dinheiro via Consist, segundo a Veja, na época entre 2010-2015, governo Dilma, foram mais de 100 milhões de reais, apurado pela Polícia Federal, no sistema de crédito consignado, não tem moral para criticar pois seu comportamento vergonhoso a desqualifica para tal, tem que ficar caladinha!