Datafolha: 67% acham que Bolsonaro deveria abrir mão de candidatura
Ex-presidente insiste em dizer que tentará concorrer, apesar da inelegibilidade decretada pelo TSE

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 14, mostra que 67% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível até 2030, deveria desistir de concorrer à Presidência em 2026. Apenas 29% defendem que ele mantenha a campanha, e 4% não souberam ou não responderam.
Entre os grupos que mais apoiam a candidatura de Bolsonaro estão pessoas com renda entre cinco e dez salários mínimos (42%), evangélicos (40%) e moradores do Sul (37%).
Já a rejeição maior vem dos menos escolarizados e nordestinos (73% cada), os mais pobres (72%), mulheres e jovens (70% cada).
O levantamento ouviu 2.004 eleitores com 16 anos ou mais, em 136 cidades, entre terça, 10, e quarta, 11. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Bolsonaro insiste em dizer que tentará concorrer, apesar da inelegibilidade decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. As punições referem-se a declarações sobre a segurança das urnas eletrônicas e ao uso político do desfile de 7 de Setembro de 2022.
O ex-presidente também é réu na investigação sobre o golpe para impedir a posse de Lula (PT) em 2022. Se condenado, poderá ficar fora das eleições por tempo ainda maior.
Leia também: Tarcísio fica 1 ponto à frente de Lula em segundo turno, diz Datafolha
‘Xadrez 4D’ na Corte
No julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) da trama golpista, os advogados de defesa de Jair Bolsonaro buscaram amenizar as ações do ex-presidente para enquadrá-las apenas como atos preparatórios, os quais não são puníveis segundo a legislação.
Além disso, eles tentaram mostrar Bolsonaro como uma pessoa palatável e humana.
A estratégia mostra que a defesa provavelmente já entende que uma condenação é inevitável, e busca uma pena mais branda.Uma ordem de prisão pode acontecer já no segundo semestre, dizem Duda Teixeira, Rodolfo Borges e Wilson Lima em ‘Xadrez 4D’ na Corte, a reportagem de capa da edição desta semana de Crusoé.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Fabio B
14.06.2025 11:47Esse fdp só quer capital político para negociar a própria impunidade, nem liga por isso beneficiar o PT.