Crusoé: TI aponta influência de empresários corruptos no governo Lula
Irmãos Batista da J&F foram prestigiados publicamente pelo presidente, desfrutando de acesso sem transparência ao Palácio do Planalto

Com Lula, o Brasil registrou sua pior colocação no Índice de Percepção da Corrupção, feito anualmente pela Transparência Internacional — Brasil.
Em 2024, o país ficou na 107ª posição. No último ano do governo de Jair Bolsonaro, 2022, estava em 94º lugar.
Em um relatório específico sobre o Brasil, a Transparência analisou a atuação do Poder Executivo e apontou o vínculo do presidente com empresários condenados por corrupção.
Entre os pontos negativos, a Transparência aponta:
“Retomada da influência no governo de empresários que confessaram esquemas de macrocorrupção e permanecem impunes, como os irmãos Batista da J&F, prestigiados publicamente pelo presidente Lula, desfrutando de acesso sem transparência ao Palácio do Planalto e beneficiados por medidas provisórias no setor elétrico, com graves prejuízos aos consumidores de energia.“
A TI-Brasil destaca que a Âmbar Energia, dos irmãos Batista, foi beneficiada em decisões do Ministério das Minas e Energia. Seus executivos foram recebidos 17 vezes no prédio da pasta, entre 2023 e 2024.
Em uma decisão, o Ministério tornou a compra da Amazonas Energia mais atrativa para a Âmbar. Em outra, autorizou a exportação de energia para a Venezuela.
Leia também: Onde está Wesley Batista na foto de Lula?
Em abril do ano passado, Lula visitou uma planta frigorífica da JBS em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
O petista foi ciceroneado por Wesley Batista.
Nas 70 fotos divulgadas pelo Planalto, Wesley não aparece em destaque, mas ainda assim podia ser visto com capacete cinza, atrás de alguns funcionários de avental branco, à direita (foto).
Outros pontos negativos do governo Lula, segundo a Transparência Internacional – Brasil, foram:
- Ampliação do alcance das emendas parlamentares na relação entre Executivo e Legislativo, como moeda de barganha política.
- Renegociação de acordos de leniência para beneficiar empresas envolvidas em…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
11.02.2025 13:13Lula, governo de continuidade.