Crusoé: “Para que serve a Lei da Ficha Limpa?”, questiona Bolsonaro
"A Lei da Ficha Limpa hoje em dia serve apenas para uma coisa: para que se persiga os políticos de direita", diz o ex-presidente

Jair Bolsonaro (foto) tentou defender nesta sexta-feira, 7, a batalha que encampou contra a Lei da Ficha Limpa, com base na qual ele foi condenado à inelegibilidade ate 2030.
Seus aliados no Congresso Nacional articulam encurtar de oito para apenas dois anos o período de inelegibilidade para quem for condenado, o que lhe permitiria concorrer na eleição presidencial de 2026.
“‘Bolsonaro quer acabar com a Lei da Ficha Limpa’. Deixo claro que, lá trás, eu votei favorável a esse projeto. Mas vamos lá. Para que serve a Lei da Ficha Limpa hoje em dia?”, diz o ex-presidente em vídeo divulgado em suas redes sociais.
Leia também: Uma eternidade para Hugo Motta
Bolsonaro não apenas votou favoravelmente à Lei da Ficha Limpa, como ele próprio menciona no início do vídeo, como contestou a candidatura presidencial de Lula em 2018, pela condenação do petista pela Operação Lava Jato — posteriormente anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
“Tivemos o caso do Lula”
“Dilma Rousseff foi cassada pelo Congresso, cuja sessão foi conduzida pelo então ministro [Ricardo] Lewandowski, do Supremo, e no final resolveram fazer uma gambiarra, permitindo que ela pudesse continuar com os seus direitos políticos, porque a pena acessória é inelegibilidade por oi anos. Ok? Bem, depois também tivemos o caso do Lula”, seguiu Bolsonaro, descrevendo o caso de Lula:
“O Lula foi tirado da cadeia por uma decisão do Supremo porque, lá, mudaram o entendimento sobre a prisão em segunda instância. Fora da cadeia, ele continuava inelegível, porque tinha uma condenação em terceira instância, que era o STJ. Resolveram, então, descondená-lo. O que é isso? Absolvê-lo? Não. É fazer que o processo volte à primeira instância. Que deveria ser, segundo o entendimento lá, Brasília, né? E não Curitiba. E assim foi feito.”
“Quando ele foi descondenado, essas condenações todas, segunda e terceira instância, que faria9m0 com que ele continuasse inelegível, foram para o espaço. E ele, então, pôde disputar as eleições. Então, dois casos aqui, poderia citar muitos outros, que beneficiou Lula e Dilma”, resumiu o ex-presidente, debruçando-se sobre seu próprio caso.
“Qual o crime?”
“Jair Bolsonaro, qual o crime?…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Márcio Roberto Jorcovix
07.02.2025 19:06As máscaras estão caindo. Agora Bolsonaro mostra sua verdadeira face. Igualzinho ao sapo barbudo, ou seja, tudo pode se for para favorecer a si próprio e a gang family. E ainda tem gente que fica babando ovo pra estes caras. Vão ser burros lá adiante
Marcelo Augusto Monteiro Ferraz
07.02.2025 15:20Maldita polarização! Vire a página em definitivo em 2026, eleitor brasileiro. Há opções eleitorais muito melhores do que esse rame-rame.
Eduardo
07.02.2025 13:37Lulopetismo em ação!