Crusoé: Deputado aciona PGR sobre “wokeduto da Petrobras”
Segundo Filipe Barros (PL), a estatal gastou R$ 250 milhões favorecendo projetos culturais "woke"
O deputado federal Filipe Barros (PL) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) para apurar se a Petrobras está favorecendo projetos do movimento “woke” em suas campanhas publicitárias.
Em publicação no X , Barros batizou o suposto benefício de “Wokeduto da Petrobras”.
Segundo o líder da oposição da Câmara, a estatal gastou R$ 250 milhões de reais em 140 projetos culturais.
Destes, 94% teriam sido para projetos woke.
“A Petrobras está dando R$ 250 milhões para 140 projetos culturais – destes, 94% para propagar a cultura woke.
Tomei uma série de medidas esta semana para investigar o que já podemos chamar de “Wokeduto da Petrobra
Questionei a própria Petrobras para saber por que o edital é tão seletivo”, afirmou o deputado.
Barros disse ainda que acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) para identificar um suposto “direcionamento político” com as verbas públicas.
Segundo o deputado, a estatal pode estar descumprindo regras básicas de governança.
Leia mais: “Crusoé: A cultura Woke está chegando ao fim?”
Gastos em publicidade
No primeiro ano do governo Lula (PT), a empresa gastou R$ 186 milhões, segundo dados do portal da transparência.
A maior parte foi destinada à TV aberta e internet.
O valor despendido foi mais do que o dobro de 2022.
A estatal justificou que a companhia tentava reposicionar-se estrategicamente e comemorar os 70 anos de existência.
“O crescimento no investimento em publicidade em 2023 também está intimamente ligado à campanha publicitária em celebração aos 70 anos da Petrobras, data comemorada com uma campanha publicitária institucional e que também marcou o lançamento desse novo posicionamento”, disse a empresa.
No governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a Petrobras empregou uma média de R$ 108 milhões nos quatro anos.
Até então, o gasto mais elevado tinha sido…
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