Congresso “derrotou o povo” ao derrubar MP, diz PT em vídeo
Câmara barrou medida editada pelo governo Lula que tributa investimentos
O PT lançou um vídeo criticando o Congresso Nacional após a derrubada da Medida Provisória (MP) de tributação de investimentos. A iniciativa do governo Lula (PT) tinha como objetivo ampliar a arrecadação e promover o que o partido chama de “justiça tributária”.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o PT afirmou que o Congresso “derrotou o povo” e “sabotou o país com o objetivo de atacar Lula e reduzir sua força para 2026”.
Na quarta-feira, a Câmara dos Deputados decidiu deixar vencer a MP 1.303/2025. Por 251 votos a 193, a maioria dos parlamentares optou por não analisar a proposta, fazendo com que ela perdesse validade.
“O Brasil não dorme em berço esplêndido, foi a força do povo que fez o Congresso Nacional aprovar a histórica isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Mas agora o Congresso Nacional derrotou o povo, derrotaram o projeto do presidente Lula, sabotaram o país pensando ser possível mudar o curso do governo que faz justiça tributária com milhões de brasileiros. Derrotaram o projeto que cobra mais impostos de bilionários, bancos e bets”, diz a peça do PT.
A MP foi editada pelo governo, em 11 de junho, para viabilizar uma recalibragem do decreto de maio que havia elevado as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
A oposição celebrou a derrota do governo Lula (PT); quando o resultado da votação foi anunciado, deputados entoaram “Fora, ladrão. Imposto não” no plenário.
O União Brasil e o Progressistas (PP) haviam anunciado que tinham fechado questão contra a Medida Provisória.
O que diz a MP?
Na versão aprovada na comissão, sugerida pelo relator, a Medida Provisória determina uma alíquota de 18% do Imposto de Renda sobre os rendimentos de aplicações financeiras no país. Além disso, eleva de 15% para 18% a alíquota do IR sobre o rendimento de Juros sobre Capital Próprio (JCP). A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para fintechs passa de 9% para 15%.
Carlos Zarattini (PT-SP) retirou as previsões da MP original de elevar de 12% para 18% a alíquota sobre a arrecadação das bets e de criar alíquota de 5% para Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letra de Crédito Imobiliário (LCI). Dessa forma, estes investimentos permanecerão isentos.
Por outro lado, a versão de Zarattini traz um programa para repatriação de recursos de bets; elas precisariam pagar 15% a título de imposto e 15% a título de multa sobre o valor repatriado.
Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a estimativa de arrecadação com o programa é da ordem de 5 bilhões reais.
O ministro disse ainda que, no ano que vem, “provavelmente” o governo arrecadará mais de 17 bilhões de reais com a MP.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Denise Pereira da Silva
12.10.2025 15:21E a hipocrisia ilimitada do petismo e seus “cumparsas” continua. Haja povo ignorante pra acreditar nessa ladainha.
CLAUDIO NAVES
11.10.2025 18:34O Congresso derrotou o PT que queria mais dinheiro para cumpanheirada !
Marian
11.10.2025 17:50Não, o congresso não derrotou o povo, ao contrário. Não aguentamos mais impostos sem a devida contrapartida. Obrigada aos congressistas.