Ciro Gomes se filia ao PSDB
Confirmação ocorreu horas após Ciro entregar ao presidente do PDT, Carlos Lupi, sua carta de desfiliação do partido
O ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (foto) se filiou ao PSDB, segundo anúncio feito na noite de sexta-feira, 17, pelo presidente estadual da legenda, Ozires Pontes.
A confirmação ocorreu horas após Ciro entregar ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, sua carta de desfiliação do partido, ao qual era ligado desde 2015.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Ozires afirmou que o PSDB “está em festa” com a chegada de Ciro e anunciou que o ato de filiação ocorrerá na próxima quarta-feira, 22, no Hotel Mareiro, na avenida Beira Mar, em Fortaleza.
“Vamos lá receber com uma salva de palmas, um abraço bem caloroso, o nosso ex-governador e futuro governador do Ceará, Ciro Ferreira Gomes”, disse.
Segundo Ozires, o ex-senador Tasso Jereissati foi o principal articulador do retorno de Ciro ao partido, do qual ele já fez parte nos anos 1990. Naquela época, Ciro foi eleito governador do Ceará pelo PSDB e governou o estado entre 1991 e 1994.
A saída de Ciro do PDT ocorre após uma série de divergências com a direção nacional da legenda, especialmente por causa da aproximação com o PT do governador Elmano de Freitas, que deve disputar a reeleição em 2026.
Na carta enviada a Carlos Lupi, Ciro classificou a decisão como “dificílima” e afirmou que não detalharia as razões da saída.
“Boa parte delas o companheiro conhece muito bem e nada pode fazer para removê-las”, escreveu.
Ozires Pontes também afirmou que Ciro deve oficializar em breve sua intenção de concorrer novamente ao governo do Ceará.
“Em poucos dias, ou em poucos meses, o próprio Ciro Gomes vai estar anunciando a candidatura dele ao governo do Estado. O Ceará quer Ciro de novo”, disse o dirigente tucano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Eliane ☆
18.10.2025 15:00É o tal: "o bom filho a casa torna ". ❓️