Cármen Lúcia defende mais mulheres no STF: “52% da população”
Ministra do STF apoia que cadeira deixada por Luís Roberto Barroso seja ocupada por uma mulher
A ministra Cármen Lúcia (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta quinta-feira, 16, a indicação de uma mulher para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que antecipou sua aposentadoria da Corte.
Ela, que é a única mulher da composição atual do STF, destacou a importância da representação feminina em “todos os lugares”.
“A presença feminina deve estar em todos os espaços, não apenas de poder, mas de participação, de atuação, no sentido de termos uma sociedade verdadeiramente representada”, disse Cármen Lúcia à Folha de São Paulo, acrescentando:
“Nós somos 52% da população brasileira, quase 53% do eleitorado. Então é importante que em todos os lugares haja mulheres. Temos mulheres muito competentes no Direito: grandes juízas, procuradoras, advogadas públicas e muitas grandes professoras, inclusive aqui na USP”, afirmou a ministra.
“Não sei se mulher ou homem”
Lula disse na segunda, 12, que o próximo indicado a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) devera ser “uma pessoa gabaritada”.
Em entrevista coletiva, o petista afirmou que não quer “um amigo”, e sim “um ministro da Suprema Corte”.
“Veja, indicar o ministro da Suprema Corte, ou uma ministra, é uma tarefa eminentemente do presidente da República. O que foi precipitado, que não estava previsto, foi o ministro [Luís Roberto] Barroso, sabe, se afastar com tanta rapidez. Eu imaginava que ele ia se afastar, mas imaginava que fosse demorar um pouco mais. Ora, na hora que ele se afastou, eu agora vou pensar em quem indicar e como indicar. Eu quero uma pessoa — não sei se mulher ou homem, não sei se preta ou branca — eu quero uma pessoa que tenha atitude, uma pessoa que seja antes de tudo uma pessoa gabaritada para ser ministra ou ministro da Suprema Corte. Eu não quero um amigo, eu quero um ministro da Suprema Corte que terá como função específica cumprir a Constituição brasileira.“
Leia mais: Grazi Massafera cobra de Lula indicar mulher ao STF
Seguir no google
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Fabio B
17.10.2025 12:11Nem sei se é burrice com muita falta de entendimento das coisas ou pura cara de pau e bastante desonestidade mesmo...
Fabio B
17.10.2025 12:10Defende também que mais mulheres façam serviço de ajudante de obras, pois essa atividade é dominada por pelo menos 99% de homens.
RENATO CESAR REZEMINI
17.10.2025 07:20precisamos de mais isenção e menos rabo preso....se mulheres ou homens ocupam os cargos....questão de semântica apenas!
Marian
16.10.2025 18:05O que importa senhora, é o stf estar comprometido com a imparcialidade e a independência, conforme a constituição. A sabedoria jurídica e a discrição também são indicadas, os pequenos tiranos agradecem.