“Cafezinho” vira código de segurança para servidores da Câmara
Nova medida de segurança foi anunciada depois da presença de Francisco Wanderley Luiz na Casa de Leis
A Câmara dos Deputados anunciou nova medida de segurança para auxiliar os gabinetes parlamentares. Entre as iniciativas implementadas após as recentes explosões ocorridas na Praça dos Três Podres, está a criação de uma linha direta que conecta os servidores à Polícia Legislativa. A novidade foi divulgada nesta semana aos assessores da Casa Baixa.
Caso alguém se sinta ameaçado ao perceber a presença de uma pessoa suspeita, o procedimento é fazer uma ligação para o número indicado e, de forma discreta, pedir um “cafezinho”, mencionando o número da sala. O uso dessa frase, comum no ambiente do Congresso, evita despertar suspeitas.
Senado
Orientações semelhantes estão sendo preparadas para os assessores do Senado pela Secretaria de Polícia. A iniciativa busca prevenir riscos tanto para servidores quanto para parlamentares, oferecendo uma resposta rápida em situações potencialmente perigosas.
Depois das explosões
As casas legislativas estão reforçando a segurança nos espaços internos do Parlamento após a identificação da presença de Francisco Wanderley Luiz nas imediações do anexo quatro da Câmara dos Deputados momentos antes da explosão também provocada por ele em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo apurou O Antagonista, o departamento antibomba da Câmara também intensificou as atividades nos últimos dias. Mochilas deixadas nos espaços da Casa sem a rápida identificação do dono estão sendo descartadas pelo setor.
GDF
O governo do Distrito Federal também anunciou reforço nas ações antiterroristas. O governador Ibaneis Rocha (MDB), anunciou, por meio da rede social X, a criação da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (DPCEV). A novidade foi oficializada nesta sexta-feira, 22, e busca fortalecer a segurança na capital federal. Segundo o anúncio, a Divisão será composta por dois delegados e 23 policiais.
Segundo Ibaneis, os membros da divisão “vão passar por treinamentos e assim estarão prontos para combater, prevenir e mapear tentativas de atentados no DF”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)