“Brasil cada vez mais distante das democracias ocidentais”, diz Moro
Itamaraty criticou ofensiva israelense contra alvos militares e nucleares do Irã

O senador Sergio Moro (União Brasil) criticou nesta sexta-feira, 13, a postura do governo Lula condenando a ação preventiva realizada pelo governo israelense contra o programa nuclear iraniano na quinta, 12.
“O Brasil está cada vez mais distante das democracias ocidentais. Diplomacia de Lula contra Israel e a favor do Irã, sem qualquer contextualização ou ressalva”, publicou no X.
O Ministério de Relações Exteriores publicou uma nota afirmando que “o governo brasileiro expressa firme condenação e acompanha com forte preocupação a ofensiva aérea israelense lançada na última madrugada contra o Irã, em clara violação à soberania desse país e ao direito internacional”.
Segundo a mensagem do governo Lula, “os ataques ameaçam mergulhar toda a região em conflito de ampla dimensão, com elevado risco para a paz, a segurança e a economia mundial”.
“O Brasil insta todas as partes envolvidas ao exercício da máxima contenção e exorta ao fim imediato das hostilidades”, finaliza a nota.
Macron
O entendimento do presidente francês, Emmanuel Macron, sobre a ofensiva israelense difere da postura de seu amigo Lula.
Segundo Macron, o Irã tem grande responsabilidade pela desestabilização do Oriente Médio.
“O Irã tem uma responsabilidade muito grande pela desestabilização da região. O Irã continua enriquecendo urânio sem nenhuma justificativa civil e em níveis muito próximos do que é necessário para um dispositivo nuclear”, afirmou.
Leia mais: Os comandantes militares iranianos eliminados por Israel
Ataque preventivo no Irã
As Forças de Defesa de Israel lançaram um “ataque preventivo” contra instalações nucleares e alvos militares no Irã na noite desta quinta-feira, 12.
“Dezenas de jatos da IAF [Forças de Defesa Israelense] completaram a primeira etapa, que incluiu ataques a dezenas de alvos militares, incluindo alvos nucleares em diferentes áreas do Irã”, afirmam as Forças de Defesa de Israel (FDI) no X.
Segundo as autoridades israelenses, foram atingidas as instalações nucleares de Natanz, Fardow e o centro de pesquisa Parchin.
As FDI informaram também a eliminação de militares do alto escalão do Irã.
Leia mais: Lula já tem lado: o do Irã
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marian
13.06.2025 23:26Desde quando, a maioria dos brasileiros apoia ditaduras?
Clayton De Souza pontes
13.06.2025 20:35Realmente o lado do Lula é o das ditaduras. Nenhuma palavra contra os ataques dos russos na Ucrania ou os ataques do Irã contra Israel, mas o Itamaraty é bem célere na condenação de Israel