Boulos no governo Lula?
Deputado federal deve substituir Márcio Macedo na Secretaria-Geral da Presidência; Petista quer aproximação com movimentos sociais

Seguindo o ritmo lento da reforma ministerial, o presidente Lula (PT) deve anunciar nos próximos dias o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, segundo O Globo.
Boulos ocupará o cargo do atual titular da pasta, Márcio Macedo.
A nomeação deve ocorrer após o retorno de Lula do enterro do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, em Montevidéu. Antes do anúncio, o petista conversará com Boulos.
De olho na eleição presidencial de 2026, Lula quer aproximar-se de movimentos sociais e da sociedade civil. Com isso, o petista escolheu Boulos, ex-líder do Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), para fazer essa interlocução.
No ano passado, o petista apoiou Boulos na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Leia mais: “Boulos ministro?”
Aproximação com MST
No ano passado, líderes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) cobraram maior participação de Lula nas pautas relacionadas ao grupo.
O petista convidou o dirigente nacional do MST, João Paulo Rodrigues, para se juntar a delegação brasileira que viajou para a posse do presidente uruguaio Yarmandú Orsi. O convite foi tratado como forma de aproximar Lula do movimento social.
O líder nacional do MST, João Pedro Stedile, chegou a dizer que o movimento está “cansado de promessas” e cobrou, “sem ser pessoal”, o petista:
“Medidas que alcancem, de fato, os 70 milhões de trabalhadores que estão na informalidade, criando programas de emprego e renda, com base na reindustrialização do país para produzir em massa os bens de que a população precisa”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)