Bolsonaro já decidiu candidato para presidência, diz Ciro Nogueira
Para senador, os nomes mais viáveis hoje são Tarcísio de Freitas e Ratinho Júnior
O senador Ciro Nogueira (PP) afirmou que Jair Bolsonaro já decidiu quem apoiará nas eleições presidenciais de 2026 e que o anúncio deve ser feito em janeiro. Em entrevista ao O Globo, ele disse:
“Acredito que ele já decidiu. Defendo que comunique isso em dezembro para ser anunciado em janeiro. Quem vai ser, só ele sabe. Eu imagino, mas quem tem legitimidade e autoridade para dizer é ele ou o Flávio ou até a Michelle, que tem contato direto com ele.”
Segundo Nogueira, os nomes mais viáveis hoje são o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior.
“Eles têm metade da rejeição do Bolsonaro e quase 40% de desconhecimento, o que é potencial de crescimento. Mas só têm viabilidade com o apoio do presidente Bolsonaro”, afirmou.
O senador disse não ver espaço para que Tarcísio recuse uma candidatura ao Planalto, caso seja convocado por Bolsonaro.
“Não beira o impossível. É impossível ele não ser candidato se tiver o apoio do presidente Bolsonaro. Ele queria ser candidato ao Senado em Goiás, tinha apoio do Ronaldo Caiado, mas o Bolsonaro disse: ‘Você vai para São Paulo, vai ser governador e ganhar a eleição’. Ele obedeceu e venceu. Não tenho dúvida de que, se tiver o chamamento do Bolsonaro para a Presidência, ele não vai virar as costas.”
Sobre a movimentação de Eduardo Bolsonaro, que chegou a se apresentar como pré-candidato, Nogueira evitou confronto.
“Acho que é legítimo ele colocar seu nome, como qualquer brasileiro. Uma pessoa tão representativa como ele, já que o pai dele está inelegível, tem toda a legitimidade. Agora, até viabilizar isso tem um caminho bem longo. Infelizmente, o Eduardo não cumpre esses pré-requisitos porque ele está nos Estados Unidos.”
Tarcísio visita Bolsonaro
Tarcísio visitou Jair Bolsonaro na última segunda-feira, 29, em Brasília, onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar. Na saída, o governador afirmou ser favorável à anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.
“Não foi pauta não. Não conversamos sobre isso. Minha posição é de defesa da anistia, acredito na paz dialogada e já foi usada em outros momentos. Podemos citar a anistia de 1979, da recepção no texto constitucional, do artigo quinto que trata sobre anistia e indulto.”
Tarcísio voltou a afirmar que não tem interesse em se candidatar à presidência da República.
“Sou candidato à reeleição em 2026, em São Paulo. Vim visitar um amigo, que foi importante na minha trajetória. O (ex-)presidente está passando por um momento difícil. É muito triste. A gente conversando e ele soluçando o tempo todo.”
Leia também: Tarcísio defende anistia após visita a Bolsonaro
A alternativa Ratinho Jr.
Ratinho Jr. tem dito a aliados, e já confidenciou ao presidente do PSD, Gilberto Kassab, que está decidido a disputar o Planalto. Ele sabe, no entanto, que não é o plano A do partido. Apesar de ser visto por lideranças do Centrão como uma alternativa mais consistente do que Tarcísio, o futuro de sua candidatura dependerá da ausência do governador de São Paulo na corrida presidencial, diz Wilson Lima na reportagem de capa da Crusoé.
Seguir no google
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Ariadne
05.10.2025 14:01No meu voto ninguém manda!!!
Andre Mussolin
05.10.2025 12:11Chega a ser irritante esse protagonismo do Capitão Zé Mané,como podem dar tanto espaço a ele. Perdeu Mané!!!!
Fabio B
05.10.2025 08:12O Tarcísio é muito capaz, mas possui uma ausência absurda de imaginação. É sempre um soldado de alguém... Já foi da Dilma, do Temer, do Bolsonaro, mas hoje ele é do Ciro Nogueira. O governo do Lula não era para ter acontecido, foi um retrocesso completo graças ao desastre que foi o Bolsonaro, mas não esperem um Brasil muito diferente ou melhor com o Tarcísio. Vamos continuar meio qeu andando de lado, e a mesma elite nos explorando.
Marcia Elizabeth Brunetti
05.10.2025 08:08Fico inconformada de ver quanto o Bozo está influenciando nessa candidatura. Creio que ele vai indicar os candidatos Dudu e vice Michelle. Parece brincadeira, mas o Capetão é uma piada.